O filme ganhou os principais prêmios no 6ª Paulínia Film Festival em 2014, foi também melhor filme brasileiro na escolha do público na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e participou da seleção oficial do Festival de Rotterdam no ano passado.
A trama se passa em um pequeno vilarejo, no sertão do Nordeste brasileiro, e conta a história de três personagens femininas. Das Dores (Zezita Matos) é uma avó que espera ansiosamente a visita de um neto que foi para a cidade grande e não vê há muito tempo; Querência (Marcélia Cartaxo) é uma viúva solitária; e Alfonsina (Débora Ingrid) interpreta uma adolescente que tem o sonho de ver o mar. São três mulheres de gerações diferentes que sofrem, cada qual à sua maneira, da solidão e da opressão masculina.
Cavalcante é um reconhecido diretor de curtas-metragens, com mais de 120 prêmios, por filmes como Ave Maria ou a Mãe dos Sertanejos (2009) e My Way (2010). A História da Eternidade também tinha sido um curta e agora é seu longa de estreia. Atualmente está finalizando o documentário Beco e pré-produzindo seu segundo longa, King Kong em Asunción.
(Fonte: Imprensa FAM)