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Enfim, se encerrou mais um 29º Festival de Cinema de Vitória. Após cinco intensos dias de programação, os jornalistas, críticos, profissionais do cinema e, é claro, público em geral, puderam conhecer os felizardos da edição 2022. Na cerimônia de encerramento, realizada na noite de ontem, 24, no Teatro Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro), na capital capixaba, o filme A Mãe faturou o troféu de Melhor Filme pelo júri oficial. Na sequência, o projeto de Cristiano Burlan, estrelado por Marcélia Cartaxo, também garantiu as categorias de Melhor Filme do júri popular e da crítica, se consagrando o grande vencedor da festa capixaba. A cerimônia de encerramento durou pouco mais de uma hora e meia e foi apresentado por Johnny Massaro e Higor Campagnaro.

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A Mãe conta a história de Maria (Marcélia), uma mulher que procura seu filho adolescente, que pode ter sido assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde moram, na periferia. Maria embarca, então, numa jornada em busca desse filho, e precisa enfrentar a burocracia opressora das grandes metrópoles para poder vê-lo uma última vez. O longa foi rodado em São Paulo, no começo de 2020, com locações no centro da capital e no Jardim Romano. Já na seara dos curtas, Sideral, de Carlos Segundo, foi premiado como Melhor Filme pelo júri oficial. Em seguida, Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, levou o troféu de Melhor Filme do júri popular, e Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, ganhou o Prêmio da Crítica.

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Cristiano Burlan e Marcélia Cartaxo. Foto: Andie Freitas.

Vale lembrar que o Papo de Cinema se fez presente na região e trouxe entrevistas exclusivas, críticas e notícias. Quer saber mais sobre os longas que foram apresentados no festival? Basta CLICAR AQUI e você será direcionado para o nosso especial de cobertura. Sem mais demora, fique com a relação de condecorados deste ano.

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

  • Melhor Filme (Júri oficial): Sideral, de Carlos Segundo
  • Melhor Filme (Júri popular): Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
  • Prêmio Especial do Júri: Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
  • Melhor Direção: Júlia Fávero e Victoria Negreiros, por Como Respirar Fora D’água
  • Melhor Roteiro: Bruno Ribeiro e Tuanny Medeiros, por Manhã de Domingo
  • Melhor Fotografia: Rebeca Francoff, por Madrugada
  • Melhor Contribuição Artística: Uma Paciência Selvagem Me Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet
  • Melhor Interpretação: Elenco de Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro
  • Menções Honrosas: Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade, e Orixás Center, de Mayara Ferrão

PRÊMIO DA CRÍTICA

  • Melhor longa-metragem da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas: A Mãe, de Cristiano Burlan
  • Melhor curta-metragem da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas: Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza
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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

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