20230530 procura martina papo de cinema

Terminaram recentemente as filmagens de A Procura de Martina, coprodução Brasil/Uruguai que evoca um período triste da história latino-americana. Estrelada pela veterana atriz argentina Mercedes Morán, dirigida por Marcia Faria e com roteiro de Gabriela Amaral Almeida, a trama gira em torno Martina (Morán), viúva de 75 anos que empreende uma busca obstinada pela filha desaparecida e pelo neto que nunca chegou a conhecer. Durante a ditadura militar que assolou a Argentina  de 1976 a 1983, a filha então grávida de Martina foi sequestrada pelo aparelho repressor do Estado e nunca mais apareceu. Apresentando os primeiros sintomas de Alzheimer, Martina recebe um telefone inesperado dizendo que seu neto realmente nasceu e que mora na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. A trama tem locações espalhadas por várias partes da Cidade Maravilhosa, entre bairros como Copacabana, Madureira, Ramos, Tijuca e Jacarepaguá.

LEIA MAIS
Terminam as gravações do filme sobre a escritora modernista Miss Cyclone
Terminam as filmagens de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
Os Enforcados :: Terminam as filmagens do longa com Irandhir Santos e Leandra Leal

“É um filme sobre a vulnerabilidade do ser humano diante da velhice. Uma avó que busca desesperadamente seu neto, que pulsa vida, que se lança na aventura de viajar para outro país e enfrentar todas as dificuldades para encontrar esse neto. É alguém que está esquecendo, e cuja memória lhe prega peças, o que também traz humor a esse drama. Martina precisa contar para esse neto quem ele é e de onde ele veio, antes que ela mesma esqueça quem é e qual a sua origem. É uma história de amor, de um amor profundo, que vem da relação de Martina com sua filha”, comenta a diretora.

20230530 procura martina papo de cinema 2
Foto/Léo Bittencourt

O elenco de A Procura de Martina ainda conta com Carla Ribas, Luciana Paes e Fernando Eiras. O longa é uma produção das brasileiras Kromaki e Ipanema Filmes, em coprodução com a uruguaia Básico. A distribuição ficará por conta da Bretz Filmes. Ainda não há previsão para a chegada do longa-metragem aos cinemas. Vale lembrar que as trama tem uma triste base factual, uma vez que há inúmeras histórias de bebês, filhos de militantes políticas, que foram sequestrados e entregues em regime de adoção à famílias da elite militar e/ou dos seus apoiadores na Argentina.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *