Categorias: Notícias

A Revolta dos Malês :: Drama resgata história de escravos muçulmanos no Brasil

Publicado por

No dia 5 de dezembro, o Espaço Cultural Barroquinha, no Tempo Afro-Brasileiro de Salvador, será o palco para o lançamento da primeira edição do Salvador Black Film Festival, evento previsto para novembro de 2020, destinado a valorizar a produção feita por artistas negros, e sobre a cultura negra. Para comemorar o anúncio de um novo festival no calendário brasileiro, a capital baiana recebe a projeção do longa-metragem inédito A Revolta dos Malês (2019), dirigida por Jeferson De e Belisário Franca.

LEIA MAIS
Idris Elba encabeça elenco totalmente negro do faroeste produzido por Jay-Z
Steve McQueen afirma perceber racismo e sexismo nas críticas de As Viúvas
Jeferson De escolhe Ailton Graça para ser o protagonista da comédia Correndo Atrás

Os cineastas se unem para retratar a história real e pouco conhecida dos escravos muçulmanos que viviam na Bahia, em 1835, e arquitetaram uma rebelião contra os fazendeiros. Na trama fictícia, a escrava Guilhermina, de 27 anos, reúne as condições necessárias para comprar a liberdade de sua filha e de si própria, mas tem a carta de alforria negada pelo Senhor. Ela aproveita a ebulição dos escravos muçulmanos, que preparam uma jihad, para planejar a sua fuga.

O filme, que mistura teatro e cinema, foi baseado na pesquisa histórica de Bruno Véras, especialista em rebeliões de escravos. O elenco inclui Zezé Barbosa, André Ramiro, Shirley Cruz e Rodrigo dos Santos. A projeção está marcada para o dia 5, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Ainda não há previsão de estreia de A Revolta dos Malês no circuito comercial brasileiro.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)