Categorias: LançamentosNotícias

A Última Floresta :: Documentário amplia circuito na sua segunda semana em cartaz

Publicado por
Marcelo Müller

A Última Floresta (2021) amplia o circuito de exibição na sua segunda semana em cartaz. Agora os cariocas também poderão assistir ao longa-metragem de Luiz Bolognesi no Estação Net Rio. Outra novidade é a estreia na cidade de Curitiba, no Cine Passeio – confira o circuito complexo logo abaixo. Transitando entre documentário e ficção, o filme mostra as dificuldades enfrentadas pelos Yanomami para lidar com os garimpeiros que invadem suas terras e colocam em risco culturas, moradias e a história dos povos indígenas. Essa co-produção entre a Gullane e a Buriti Filmes se candidata, desde já, um dos grandes destaques brasileiros da temporada. E essa trajetória de sucesso começou no Festival de Berlim 2021, evento do qual a produção saiu com o prêmio do público da Mostra Panorama

LEIA MAIS
A Última Floresta :: Crítica
A Última Floresta ::Entrevista com o diretor Luiz Bolognesi
Festival de Berlim 2021 :: O brasileiro A Última Floresta vence o prêmio do público

O cineasta Luiz Bolognesi assina o roteiro com o xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa. A Última Floresta pode ser conferido nas telonas dos cinemas de São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta); Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio); Belo Horizonte (Espaço Itaú Belo Horizonte); Belém (Cine Libero Luxardo); Manaus (Cine Casarão); Curitiba (Cine Passeio); e Brasília (Espaço Itaú Brasília). Voltando aos prêmios recebidos pelo filme, recentemente ele ganhou o de Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, na Alemanha; e o Prêmio Artístico de Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, no Canadá. Não perca esse que é, desde já, um dos principais favoritos a grande destaque do cinema brasileiro em 2021.

A Última Floresta
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.