20200529 vida invisivel

A Vida Invisível (2019) segue aumentando sua já vasta coleção de prêmios. Um ano após vencer a mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes, o longa dirigido por Karim Aïnouz venceu o Festival do Panamá, em um prêmio eleito por voto popular!

Inicialmente previsto para ocorrer entre 26 de março e 1º de abril, o Festival de Panamá foi adiado devido à pandemia de COVID-19 e posteriormente confirmado, mas apenas on-line. Realizado entre os dias 22 e 26 de maio, o evento contou com 13 filmes em competição. “A resposta do público foi muito boa, se levarmos em consideração o momento em que vivemos. Mas conseguimos, as pessoas responderam solidariamente porque sentiam falta do seu festival”, comentou a diretora do evento, Pituka Ortega.

A realização de festivais on-line tem sido uma alternativa à impossibilidade em realizar versões presenciais, devido ao fechamento de boa parte das salas de cinema mundo afora. No Brasil, o BIFF optou por este formato e eventos como Olhar de Cinema e a Mostra Ecofalante de Cinema organizaram mostras on-line, à parte de suas edições presenciais, agendadas para os próximos meses.

20200529 vida invisivel1
Fernanda Montenegro integra o elenco de “A Vida Invisível”

 

Além de A Vida Invisível, o Festival do Panamá contou com outro filme brasileiro entre os selecionados: o ainda inédito Três Verões, dirigido por Sandra Kogut e estrelado por Regina Casé. Dentre os filmes exibidos estavam ainda Você Não Estava Aqui (2019), de Ken Loach, e Arañas (2019), de Andrés Wood.

Vale lembrar que, além de ter sido o candidato brasileiro ao Oscar de melhor filme internacional, A Vida Invisível também ganhou os festivais de Valladolid e Lima (voto popular) e ainda foi  indicado ao Independent Film Awards de melhor filme estrangeiro.

LEIA MAIS:
Olhar de Cinema 2020 tem nova data
Mostra Ecofalante de Cinema ganha versão on-line e gratuita
Macabro é selecionado para festival on-line nos Estados Unidos

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *