Categorias: Notícias

A Vizinhança do Tigre vai abrir a temporada 2016 do projeto Cinemas em Rede

Publicado por

No dia 12 de abril, às 19h, o projeto Cinemas em Rede faz sua primeira sessão de 2016 com A Vizinhança do Tigre (2014), que será exibido simultaneamente em sete novas salas universitárias de cinema, além das outras cinco que já estavam integradas. A entrada é franca e mediante a lotação dos locais. A iniciativa é uma colaboração entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que depois de um levantamento feito pelo IBGE em 2014, descobriu que apenas pouco mais de 10% dos municípios brasileiros possuem uma sala de cinema, mas que em diversas localidades próximas existe um campus de universidade ou instituto federal atendido pela RNP. Assim, o programa visa usar os espaços de projeção dessas instalações para difundir produtos audiovisuais em larga escala e com fácil acesso pelo Brasil.

O filme escolhido para essa sessão de abertura da temporada 2016, A Vizinhança do Tigre (2014), é um documentário que conta a história dos jovens Juninho, Menor, Neguinho, Adison e Eldo, moradores da periferia de Contagem que vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles têm que domar o “tigre” dentro de si. A produção venceu os troféus de Melhor Filme do Júri da Crítica e do Júri Jovem da 17ª Mostra de Tiradentes, além de ter sido selecionado para a mostra Olhar de Cinema 2014.

As salas que participam da exibição coletiva são: o Cine Vila Rica, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); o Cine Aruanda, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o Cine UFG, da Universidade Federal de Goiás (UFG); o Cine Arte UFF, da Universidade Federal Fluminense (UFF); a Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); o Cine Metrópole, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); a Sala Redenção – Cinema Universitário, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o Cinema do Vale do Canela, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); a Sala José Carlos Cavalcanti Borges, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC); a Cinemateca Brasileira, em São Paulo;  e o CineUSP, também em São Paulo. Abaixo pode ser conferido o trailer do longa escolhido:

(Fonte: Difusão Cultural, Sala Redenção – Cinema Universitário)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)