premios platino papo de cinemaA primeira edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano foi anunciada no Colômbia, em novembro passado, por Miguel Ángel Benzal Medina, diretor geral da Egeda (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais). Promovido pela Egeda e pela Fipca (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), o prêmio visa ter a participação dos países de língua espanhola do continente americano, além de Espanha, Estados Unidos, Brasil e Portugal.

Os membros da Fipca de cada país serão responsáveis, através de uma comissão de seleção, pela candidatura em cada categoria do prêmio até o dia 31 de janeiro, e devem obedecer aos seguintes critérios: longas-metragens de ficção devem ter 70 minutos de duração ou mais; os documentários e animações devem ter 60 minutos de duração ou mais; e todos os filmes devem ter estreado em salas comerciais em 2013, independente do ano de produção.

De acordo com Miguel Ángel Benzal Medina, o júri será formado por personalidades da indústria cinematográfica, das artes e cultura ibero-americana. A premiação acontece no dia 05 de abril, no Panamá e terá as seguintes categorias: Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Música Original, Melhor Ator Masculino e Feminino, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário e o Prêmio Platino Camilo Vives de Melhor Coprodução Ibero-Americana.

Fonte: Premios Platino del Cine Iberoamericano.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *