A programação “Berlim 24/7” da Berlinale Residency escolherá três diretores que irão para Berlim, onde poderão trabalhar em seus projetos entre 1º de setembro e 30 de novembro. No período, eles terão encontros com conselheiros da indústria cinematográfica. Para encontrar co-produtores e financiadores para seus projetos, os cineastas retornarão à capital alemã para participar da Berlinale Production Market, em fevereiro de 2016.
Para Dieter Kosslic, diretor do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que promove o programa, o resultado é positivo. “Estamos satisfeitos que, com a Berlinale Residency, temos a oportunidade de apoiar não somente diretores, mas também produtores, no desenvolvimento de seus filmes. A residência já rende frutos, a exemplo do longa Zurich (2015), de Sacha Polak¸ que teve sua estreia mundial no festival desse ano”, afirma Kosslic.
A Berlinale Residency é uma iniciativa do Festival de Cinema de Berlim em parceria com o Medienboard Berlin-Brandemburg – órgão que trabalha com financiamento de projetos cinematográficos e de outros tipos de mídia. Para saber mais sobre o programa, acesse www.berlinale-residency.de.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Berlinale)