A oficina Animação Stop-Motion será coordenada por Pedro Giongo e Francisco Gusso, do Estúdio Tijucas, que irão apresentar os métodos que o estúdio usa na produção de suas animações, no desenvolvimento dos personagens, do storyboard, elaboração do universo da história, etc. Em A Fábula do Documentário, os cineastas Larissa Figueiredo e Rafael Urban abordarão os aspectos, motivações e pontos de vista que movem cada realizador a desenvolver seus trabalhos audiovisuais. A realização de exercícios práticos que conjugam documentário e fabulação buscarão desenvolver o olhar autoral dos participantes em seus projetos.
O mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e crítico de cinema da revista Cinética Francis Vogner será o responsável pelas atividades da oficina Diálogos Críticos, Sobre Crítica e Cinema, que irá discutir as tradições críticas e seus impasses hoje. A oficina busca pensar a crítica de cinema, suas formas, sua trajetória, suas divergências e seu papel.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de maio, acessando o site oficial do 4° Olhar de Cinema, clicando aqui. Na página também há informações sobre programação, locais e horários do festival.
O objetivo do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é promover reflexões sobre o cinema e formar novos olhares, por meio de um destaque dado a curtas e longas metragens pouco comuns nas salas de cinema brasileiras.
(Fonte: Planeta Tela Comunicações)