20210830 oscar e1630372889125

Quase nem precisamos mais lembrar, não é mesmo? Faz tempo que Brasil não emplaca um filme entre os concorrentes da categoria de Melhor Filme Internacional (antiga Melhor Filme Estrangeiro) no Oscar. E nesse clima adverso, nesta sexta-feira, 16, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou o grupo especial que pretende reverter esse infeliz retrospecto no próximo ano. Ao todo, a Comissão de Seleção que selecionará o longa-metragem brasileiro que irá concorrer a uma vaga na 96ª premiação hollywoodiana contará com 25 membros titulares, eleitos em votação entre os sócios(as) da instituição. A presidência da comissão será decidida no início da próxima segunda-feira, 19 de junho. A seguir, fique com a relação (em ordem alfabética):

  • Affonso Beato, diretor de fotografia
  • Alessandra Krueger, diretora de fotografia
  • André Carreira, produtor
  • Ane Siderman, produtora
  • Bruno Torres, ator e diretor
  • Carlos Alberto Mattos, crítico de cinema
  • Cecilia Amado, diretora de cinema
  • Clarisse Goulart, produtora
  • Cris Cunha, distribuidora
  • Diane Maia, produtora
  • Estevão Ciavatta, diretor de cinema
  • Fernanda Mandriola, produtora
  • Fernanda Parrado, diretora e arquivista
  • Gabriel Martins, diretor de cinema
  • Hsu Chien, diretor de cinema
  • Ilda Santiago, produtora
  • João Vieira Jr., produtor
  • Magali Wistefelt, produtora
  • Michel Tikhomiroff, diretor de cinema
  • Plinio Profeta, músico e compositor
  • Renato Barbieri, diretor de cinema
  • Sol Moraes, produtora
  • Tatiana Carvalho Costa, professora e pesquisadora
  • Virgínia Cavendish, atriz
  • Walter Lima Jr., diretor de cinema

LEIA MAIS
Globo de Ouro :: Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood é dissolvida
Especial :: Oscar 2023

Vale lembrar que o Brasil já participou da premiação norte-americana em diversas oportunidades, mas poucas vezes na categoria que condecora produções de fora da indústria estadunidense. Os títulos brasileiros que conseguiram a tão sonhada indicação foram: O Pagador de Promessas (1962), O Quatrilho (1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997) e Central do Brasil (1998) – mas nenhum chegou a levar a cobiçada estatueta dourada para casa! E aí? Será que o futuro será diferente?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *