Academia do Oscar apresenta novos membros. Confira os brasileiros que passarão a votar na premiação
Publicado por
Victor Hugo Furtado
Poucos dias após revelar os homenageados deste ano que receberão o “Oscar Honorário” no Governors Awards, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma nova – e aguardada – lista especial. Isso porque foi divulgada a relação de novos membros da organização, com brasileiros no grupo, como de costume. Desta vez, a cineasta Anita Rocha da Silveira e Fernando de Goes, pesquisador da Pixar, foram os representantes nacionais convidados. Vale lembrar que Anita já foi indicada ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro de Melhor Roteiro Original por Mate-me por Favor (2016). Além disso, comandou o suspense Medusa (2021), que se destacou em importantes praças, como os festivais de Veneza, SXSW, Toronto, San Sebastián e Sitges. Na outra ponta, temos Fernando, que já recebeu um troféu especial da Academia na seção Scientific and Technical Awards (Prêmios Científicos e Técnicos). Ele e os colegas foram premiados pelo desenvolvimento de um sistema para a simulação da dinâmica de objetos elásticos utilizado em diversas produções de estúdio em que atua. Se ambos aceitarem a convocação, passarão a integrar a instituição e votarão no Oscar.
Astros como Austin Butler, Selma Blair, Paul Mescal, Nicholas Hoult e Keke Palmer foram alguns dos outros nomeados de 2023, além de Taylor Swift e The Weeknd. Outro convidado foi o cineasta Antonio Campos (O Diabo de Cada Dia, 2020), que tem cidadania brasileira pois, apesar de ter nascido em Nova York, é filho do jornalista brasileiro Lucas Mendes. “A Academia tem o orgulho de dar as boas-vindas a esses artistas e profissionais como membros. Eles representam um talento global extraordinário em todas as disciplinas cinematográficas e tiveram um impacto vital nas artes e ciências do cinema e nos fãs de cinema em todo o mundo“, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado. Sem mais demora, fique com a lista completa (por área de atuação).
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br