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Academia volta a exigir estreia nos cinemas como requisito para o Oscar 2023

Publicado por
Marcelo Müller

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles anunciou nesta quarta-feira, 18, que está revogada a regra de exceção que vigorou dos últimos dois anos para permitir a elegibilidade de filmes lançados diretamente no streaming ao Oscar. Portanto, já a partir da próxima edição, os candidatos ao principal prêmio da indústria do cinema norte-americano precisarão estrear primeiro nas salas de cinema. Na prática, para ser apto à qualificação, os longas-metragens (ficcionais e documentais) e os curtas-metragens terão de ser lançados e cumprir ao menos uma semana em cartaz numa destas áreas: Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Miami ou Atlanta. Portanto, os filmes produzidos por e para grandes serviços de streaming precisarão ter suas premières nas telonas para concorrer ao Oscar. Muita gente apostava que a Academia manteria a tal regra de exceção adotada por conta das restrições impostas pela Covid-19, mas a entidade mostrou que não está assim tão disposta a se livrar de algumas tradições.

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A festa do Oscar 2023 tem data marcada: 12 de março. As inscrições para as categorias gerais poderão ser feitas até o dia 15 de novembro de 2022 – com previsão de anúncio das listas preliminares em 21 de dezembro. A votação dos membros da Academia deve acontecer entre 12 e 17 de janeiro de 2023. Já as indicações ao Oscar 2023 serão anunciadas no dia 24 de janeiro de 2023. Vale lembrar que será a 95ª edição da premiação. Poderão pleitear uma vaga entre os indicados as produções lançadas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.