Chegou a hora de descobrir os destaques de 2024 segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). A instituição premia longas-metragens – estrangeiros, nacionais e regionais – lançados comercialmente entre 01 de janeiro e 31 de dezembro, além de curtas-metragens gaúchos exibidos em festivais e mostras.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Em 2024, os troféus regionais ficaram com Até Que a Música Pare e Pastrana, como Melhor Longa e Curta Gaúchos, respectivamente. O primeiro, dirigido por Cristiane Oliveira, segue Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos que – depois que o último filho sai de casa – decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois. A obra foi exibida no Festival do Rio 2023 e na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2023), além de garantir dois troféus no 52° Festival de Cinema de Gramado (2024).
LEIA MAIS
– Prêmio ACCRJ 2025 :: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor. Confira a lista completa
– Prêmios da Crítica BR :: Saiba quais as próximas premiações dos especialistas brasileiros
– Oscar 2025 :: Qual a influência dos críticos na premiação da Academia de Hollywood?
Já Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, apresenta a própria Melissa (que também é skatista de downhill) revivendo memórias, imagens e conversas com seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo. A obra venceu 11 troféus, entre festivais nacionais e internacionais.
Em âmbito nacional e internacional, os premiados foram, em sequência, Ainda Estou Aqui, longa nacional que está na corrida ao Oscar 2025, e Anatomia de Uma Queda, título vencedor do Festival de Cannes 2023 e que foi destaque do Oscar 2024. Por fim, o prêmio Luís César Cozzatti, que homenageia o destaque gaúcho do ano, ficou com Hélio Nascimento, crítico de cinema gaúcho que, desde os anos 1960, se tornou referência no meio. Fique com a lista abaixo:
- MELHOR CURTA-METRAGEM GAÚCHO: Até Que a Música Pare, de Cristiane Oliveira
- MELHOR LONGA-METRAGEM GAÚCHO: Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta
- MELHOR LONGA-METRAGEM NACIONAL: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
- MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO: Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet
- PRÊMIO LUÍS CÉSAR COZZATTI (HOMENAGEM): Hélio Nascimento
A ACCIRS
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. Agrega profissionais da crítica cinematográfica oriundos de diversas áreas, incluindo jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores, pesquisadores e escritores com experiência em jornal, rádio, televisão e internet. A ACCIRS atua no segmento de cinema sendo responsável por seminários sobre crítica, grupos de estudo sobre a linguagem audiovisual, sessões de cinema com debates, conteúdo em vídeo online, dossiês temáticos e compondo júris da crítica em festivais de cinema.
Gostou do conteúdo sobre os melhores da ACCIRS? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Aqui :: Assista a uma cena exclusiva do drama estrelado por Tom Hanks e Robin Wright - 17 de janeiro de 2025
- Demolidor :: O Homem Sem Medo está de volta em Renascido! Confira as primeiras imagens e data de estreia - 17 de janeiro de 2025
- Selton Mello :: Ator é o novo rei das bilheterias no Brasil? - 16 de janeiro de 2025
Deixe um comentário