A ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, promove o debate “Cinema Brasileiro Pra Quem?”. O evento acontece no próximo sábado, às 15, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. O encontro tem como objetivo ampliar a discussão sobre o conceito de “cinema irrelevante”, tratando de filmes com boa avaliação da crítica, mas que não encontram espaço nas salas comerciais e têm pouca receptividade junto ao público.
Para discutir o tema, foram convidados importantes nomes do cinema nacional, como Eduardo Escorel, diretor e montador que trabalhou com diretores como Glauber Rocha e Eduardo Coutinho; Jorge Furtado, realizador de curtas como Ilha das Flores (1989); e Luiz Zanin Oricchio, presidente da ABRACCINE. A mediação será feita por Mônica Kanitz, presidente da ACCIRS, e por Ivonete Pinto, vice-presidente da ABRACCINE.
Após o debate, a ACCIRS fará a entrega do “Destaque Gaúcho – Prêmio Luiz César Cozzatti” aos cineastas Saturnino Rocha, pelo filme Espia Só (2012), e Cintia Langie e Rafael Andreazza, de O Liberdade (2012). Na sequência, às 19h, acontecerá a pré-estreia de um longa nacional, cujo título só será revelado no dia. As atividades são gratuitas e a inscrição pode ser feita pelo email accirs2013@gmail.com.
Fonte: Phosphoros Assessoria de Imprensa