Categorias: NotíciasPremiações

ACCRJ elege Drive My Car como o Melhor Filme de 2022. Confira o Top 10

Publicado por
Marcelo Müller

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) elegeu Drive My Car, de Ryûsuke Hamaguchi, como o Melhor Filme entre os lançados comercialmente no Brasil em 2022. Presidida por Ricardo Largman, a tradicional entidade promoveu a votação numa reunião virtual que aconteceu na manhã do último sábado, 07. Além do vencedor, foram escolhidos outros nove destaques da temporada passada. Chama a atenção a predominância de filmes estadunidenses nesse top 10. Ao todo, seis são produções dos EUA, uma do Japão, uma da Argentina, uma do Reino Unido e uma da Alemanha. Já entre os brasileiros, o longa-metragem triunfante foi Eduardo e Mônica, destacado entre os quase 200 lançamentos nacionais como o Melhor Filme Brasileiro de 2022.

LEIA MAIS
Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA :: Tár é eleito o melhor filme de 2022
Critics Choice Awards 2023 :: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo lidera com 14 indicações
Sesc Melhores Filmes 2022 :: Marighella vence entre público e crítica. Confira a lista completa

Na ocasião, a entidade anunciou uma homenagem ao cineasta carioca Clementino Júnior com a distinção Iniciativa Cinematográfica do Ano, láurea concedido a profissionais que estabelecem pontes entre o cinema e as causas sociais. Os membros ainda prestaram homenagens póstumas a Jean-Luc Godard e a Pelé, ambos que infelizmente nos deixaram no ano passado. Confira abaixo os destaques de 2022 da ACCRJ:

Drive My Car

MELHOR FILME
Drive My Car, de Ryûsuke Hamaguchi

Argentina, 1985, de Santiago Mitre
Batman, de Matt Reeves
Belfast, de Kenneth Branagh
Elvis, de Baz Luhrmann
Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson
Nada de Novo no Front, de Edward Berger
Não! Não Olhe!, de Jordan Peele
Pinóquio por Guillermo Del Toro, de Guillermo del Toro e Mark Gustafson
Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski

MELHOR FILME BRASILEIRO
Eduardo e Mônica, de René Sampaio

Eduardo e Mônica
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.