Entre 6 e 12 de maio ocorre a Afrika XX: Mostra de Cinemas Pioneiros do Continente Africano, de modo gratuito e online. Esta constitui a rara oportunidade de descobrir obras clássicas das cinematografias africanas desde os anos 1950 até os anos 1990, permitindo traçar um panorama histórico e estético das diversas produções nacionais.
No total, serão apresentados 11 filmes, durante 24h cada, a partir da data de estreia. As curadoras Bea Gerolin e Kariny Martins trazem três títulos do senegalês Djibril Diop Mambéty e três trabalhos do nigeriano Moustapha Alassane. Em paralelo, apresentam uma obra de Ousmane Sembene, primeiro cineasta negro a filmar em solo africano, e de Mohamed Camara, cujo Destino (1997) é considerado o primeiro filme da África Ocidental a trazer em primeiro plano o tema da homossexualidade masculina.
LEIA MAIS
Halle Berry e Jamie Foxx produzem dois filmes sobre atores negros pioneiros
Cineastas mulheres e negros ganham espaço na TV americana, mas latinos e asiáticos não
Netflix anuncia doação milionária ao fundo brasileiro de amparo ao audiovisual negro
Além destes títulos, estão presentes obras de Sarah Maldoror, conhecida pela luta anticolonialista, e de Raymond Rajaonarivelo, retratando a ilha de Madagascar. Você descobre a programação completa de filmes, e mais informações sobre a Mostra nas redes sociais da produtora Cartografia Filmes.
Em paralelo às exibições de filmes, a Afrika XX traz dois minicursos com as curadoras. Enquanto Kariny Martins apresenta “Olhares sobre a cinematografia de Sarah Maldoror”, Bea Gerolin coordena o curso “Cinemas Africanos do século XX – conexões entre ética e estética”. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.