Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, Ainda Estou Aqui (2024), novo drama dirigido por Walter Salles, foi selecionado para mais três festivais internacionais, o que expande sua projeção mundo afora antes da estreia no Brasil. Após receber a notícia de que integrará o Festival de Veneza 2024 (confira numa matéria relacionada abaixo), onde terá a sua première global, o filme também foi confirmado em outro evento europeu, o 72º Festival de San Sebastián, numa mostra fora de competição da programação espanhola que acontece em setembro. “San Sebastián foi onde tudo começou, com Terra Estrangeira, escrito e codirigido com Daniela Thomas, e com Fernanda Torres como protagonista. Como em Terra, Nanda foi uma parceira de trabalho incrível em Ainda Estou Aqui, e é um prazer estar em San Sebastián ao seu lado, nessa adaptação do livro luminoso de Marcelo Rubens Paiva”, relembra Walter Salles.
Ainda Estou Aqui também foi selecionado para dois festivais norte-americanos: o TIFF 2024, o Festival de Cinema de Toronto, que acontece no Canadá em setembro; e o NYFF 2024, o Festival de Nova York, evento programado para ser realizado nos EUA entre setembro e outubro. “Voltar a um festival tão importante quanto o NYFF é um presente para todos nós que fizemos Ainda Estou Aqui. É uma honra estar em uma seleção que conta com tantos cineastas que admiro”, comenta o diretor. Ainda Estou Aqui é o primeiro filme original Globoplay produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração.
LEIA MAIS
– Ainda Estou Aqui :: Novo filme de Walter Salles é selecionado para o Festival de Veneza 2024
– Ainda Estou Aqui :: Começam as filmagens do novo filme de Walter Salles
– Ainda Estou Aqui :: Walter Salles prepara filme sobre crimes da ditadura militar
“No Rio de Janeiro do início dos anos 1970 vivem os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Eles moram numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país. Certo dia, sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre sua história”. O elenco ainda conta com Valentina Herszage, Antonio Saboia, Caio Horowicz, Charles Fricks, Daniel Dantas, Carla Ribas, Thelmo Fernandes, Lourinelson Vladmir, Camila Márdila, Dan Stulbach, Maeve Jinkings, Humberto Carrão e Marjorie Estiano. A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, que conta a história de sua família.