Prêmios da Crítica: "Ainda Estou Aqui" vem fazendo bonito

Ainda Estou Aqui acaba de ganhar mais dois destaques internacionais. Ele recebeu o Prêmio FIPRESCI (concedido pela federação internacional dos críticos de cinema) de Melhor Filme Internacional no 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos, e também foi reconhecido como Melhor Filme Estrangeiro pela Associação de Críticos de Porto Rico.

Ainda Estou Aqui é dirigido por Walter Salles e tem em seu elenco Fernanda TorresSelton MelloFernanda MontenegroValentina HerszageMaria ManoellaMarjorie EstianoBárbara LuzAntonio SaboiaHumberto CarrãoMaeve JinkingsDan StulbachCamila MárdilaLourinelson VladmirThelmo FernandesCarla RibasDaniel DantasCharles FricksHelena Albergaria e Caio Horowicz.

“O Prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Palm Springs, dado pela FIPRESCI, é de toda a família que fez esse filme de forma tão coletiva, e também de toda a cultura brasileira. No filme estão a literatura brasileira através do livro seminal de Marcelo Rubens Paiva, a música brasileira através de Caetano Veloso, Gal, Tom Zé e Erasmo Carlos, está todo o cinema brasileiro que veio pavimentando esse longo caminho”, disse o diretor Walter Salles. O ainda inédito e também brasileiro Manas (2024) recebeu uma menção especial do júri entre as produções ibero-americanas do 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.

Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui

LEIA MAIS
Globo de Ouro 2025 :: Fernanda Torres fala sobre a sua vitória por Ainda Estou Aqui
Prêmio ACCRJ 2025 :: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor. Veja a lista completa
Ainda Estou Aqui :: Filme de Walter Salles ultrapassa a marca de 3 milhões de espectadores

AINDA ESTOU AQUI NA DISPUTA POR OUTRAS ESTATUETAS

Depois de perder o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Ainda Estou Aqui vive a expectativa de uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Vale lembrar que o anúncio dos indicados à distinção máxima da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles acontecerá no dia 23 deste mês (a divulgação foi duas vezes adiada por conta dos Incêndios em Los Angeles).

Ainda Estou Aqui está indicado a outros importantes prêmios internacionais. Ele concorre à estatueta de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2025; integra a lista de pré-selecionados ao BAFTA; está indicado ao Satellite Awards 2024 (Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz/Fernanda Torres); indicado ao Goya 2025 de Melhor Filme Ibero-americano; e ainda concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional de 2024 pelas associações norte-americanas de críticos de cinema de: Dallas, Flórida, Kansas City, Las Vegas, Austin, Washington, North Texas, Nova Iorque, Utah, Carolina do Norte e São Francisco. É mole?

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Ainda Estou Aqui se passa no Rio de Janeiro do início dos anos 1970. Lá vivem os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Eles moram numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país. Certo dia, sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre sua história

Gostou do conteúdo sobre Ainda Estou Aqui? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *