O diretor é um dos mais importantes realizadores da história do cinema japonês e mundial, influenciando cineastas de todas as partes do mundo. Foi um dos introdutores do gênero samurai no cinema, explorando temas como a honra. Bastante eclético, trabalhou com dramas históricos samurais, com adaptações literárias e conflitos contemporâneos. Confira abaixo a programação:
Rashomon (1950)
13 de outubro- terça-feira – 16h
15 de outubro- quinta-feira – 16h
22 de outubro- quinta-feira – 19h
O filme descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o próprio criminoso e, através de um médium (Fumiko Honma), a própria vítima. A história se desvela em flashbacks conforme os quatro personagens, o próprio bandido (Toshiro Mifune), o samurai assassinado Kanazawa-no-Takehiro (Masayuki Mori), sua esposa Masago (Machiko Kyō) e o lenhador sem nome (Takashi Shimura), recontam os eventos de uma tarde em um bosque.
Os Sete Samurais (1954)
13 de outubro- terça-feira – 19h
14 de outubro- quarta-feira – 16h
22 de outubro- quinta-feira- 16h
Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem a um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.
Trono Manchado de Sangue (1957)
15 de outubro- quinta-feira – 19h
16 de outubro- sexta-feira – 16h
23 de outubro- sexta-feira – 16h
29 de outubro- quinta-feira – 16h
No Japão do século XVI, os samurais Washizu e Miki encontram uma feiticeira na volta para casa depois de vencerem uma batalha. Ela prevê que Washizu será o Senhor do Castelo do Norte. Esse é o início de uma sangrenta luta pelo poder. Adaptação da peça Macbeth, de Shakespeare.
Fortaleza Escondida (1958)
16 de outubro- sexta-feira – 19h
19 de outubro- segunda-feira – 16h
23 de outubro- sexta-feira – 19h
Ambientado no século XVI no Japão, um solitário samurai escolta uma jovem princesa fugitiva através do território inimigo.
Sanjuro (1962)
19 de outubro- segunda-feira – 19h
20 de outubro- terça-feira – 16h
27 de outubro- terça-feira – 16h
Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade.
Yojimbo (1961)
20 de outubro- terça-feira – 19h
21 de outubro- quarta-feira- 16h
27 de outubro- terça-feira – 19h
30 de outubro- sexta-feira – 16h
No Japão do século XIX, Sanjuro (Toshirô Mifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjuro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (Tatsuya Nakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade.
(Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS)