Entre os novos projetos inspirados na pandemia e na experiência do isolamento social, Álbum em Família se destaca por não partir de um material totalmente inédito, preferindo adaptar uma obra de Nelson Rodrigues. Na trama, um grupo de atores se encontra remotamente para ensaiar o texto do dramaturgo, quando começam a questionar regras sociais e acabam envolvendo suas próprias famílias na história.
O procedimento lembra, em partes, a adaptação proposta por Murilo Benício em O Beijo no Asfalto (2017), onde ensaios e encenação também se encontravam. Outra semelhança entre os projetos está na presença de Lázaro Ramos em cena. No filme de 2020, dirigido por Daniel Belmonte, o ator contracena via Skype, Zoom e outras ferramentas digitais com Otávio Müller, George Sauma, Ravel Andrade, Renata Sorrah, Tonico Pereira, Cris Lavin, Valentina Herszage, Simone Mazzer e Kelson Succi, entre outros.
LEIA MAIS
André Pellenz irá rodar novo filme durante a pandemia
Fluxo :: Drama brasileiro filmado remotamente revela imagem oficial
Carenteners :: Nova série brasileira foi gravada durante a pandemia
Enquanto discute temas como o racismo e o machismo na sociedade contemporânea, o projeto visa questionar de que maneira o isolamento afeta a criação artística ou abre novas possibilidades para as artes. O roteiro pretende brincar com o espectador quanto às interações, sem deixar claro o que seria verdade ou encenação no jogo cênico.
“Estamos rodando um filme remotamente, em isolamento, mas com uma equipe tradicional de cinema. Ou seja, temos fotógrafo, técnico de som, diretor, assistente de direção, e todas as funções clássicas e necessárias no cinema nacional. Mas em um modelo de produção totalmente diferente. A pandemia, de alguma forma, trouxe novos modelos de produção”, ressalta a produtora Clélia Bessa. Ainda não há previsão para o lançamento de Álbum em Família.