20190107 alfonso cuaron papo de cinema

Roma (2018) ganhou duas importantes estatuetas no Globo de Ouro 2019: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção (Alfonso Cuarón). Vencedora, também, do badalado Festival de Veneza, a produção original Netflix vem gerando uma série de debates. Muitos jornalistas e especialistas da área defendem que os lançamentos em streaming não deveriam concorrer em pé de igualdade com os longas-metragens que estreiam nas salas regulares de cinema. Neste domingo, 06, após a cerimônia do Globo de OuroCuarón saiu em defesa das novas plataformas quando questionado por um repórter que atrelou o sucesso de Roma na temporada de premiações a uma suposta morte do cinema independente.

LEIA MAIS
Green Book: O Guia é o grande vencedor do Globo de Ouro 2019
Roma é eleito o Melhor Filme de 2018 pelos críticos de Chicago
Super Drags é oficialmente cancelada pela Netflix

“Deixa eu lhe perguntar: em quantos cinemas você acha que conseguiríamos lançar um filme mexicano, em preto e branco, falado em espanhol e Mixteco, e sem estrelas? Qual você acha que seria o tamanho do lançamento convencional de um filme como esse? O filme foi lançado há mais de um mês e ainda está sendo reproduzido, visto (nos Estados Unidos). Isso é raro para um filme estrangeiro.  Acho muito injusto dizer isso (que o lançamento de Roma fere a seara independente)”, disse Cuarón.

Desde que Roma estreou, frequentemente Cuarón é questionado sobre o embate entre cinema e streaming. O mexicano faz questão, sempre, de enfatizar as positividades de ambos os formatos. “Acho que essa discussão entre Netflix e salas de cinema já deveria ter acabado. Esses formatos devem caminhar juntos. Devemos ter consciência de que o cinema se tornou muito arredio a um tipo específico de produto. Há tantos cineastas interessantes fazendo filmes para outras plataformas, justamente porque elas não têm medo desses produtos”, completou.

20181224 roma papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *