20240523 alumbramentos papo de cinema

Com o objetivo de ajudar a preservar e divulgar parte do folclore do Rio Grande do Norte, os cineastas Érica Lima, Fernanda Gurgel e Alexandre Santos estão liderando uma equipe potiguar empenhada na produção do documentário Alumbramentos, cujas filmagens começaram recentemente nas cidades de Natal, Mossoró, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante. O protagonista será o folclorista Deífilo Gurgel, discípulo do pesquisador Luís da Câmara Cascudo, uma das figuras mais importantes desta área no norte do país, cuja trajetória será contada com Deífilo agregando em torno de si inúmeras histórias afluentes dos artistas, familiares e amigos. O documentário contará com uma entrevista até então inédita, concedida pelo folclorista em 2011.

LEIA MAIS
Corrida dos Bichos :: Começam as filmagens do longa ambientado num Rio de Janeiro distópico
Wandinha :: Começam as filmagens da segunda temporada (com novidades no elenco)
Fé Para o Impossível :: Começam as filmagens do longa com Vanessa Giácomo e Dan Stulbach

“Esperamos que a produção e difusão do documentário Alumbramentos seja um instrumento de reconhecimento e valorização da nossa cultura. Que este curta seja também um recurso didático utilizado nas instituições de ensino do RN e do Brasil”, ressalta Érica Lima. O documentário, que tem lançamento previsto para agosto deste ano, está registrando diversas manifestações folclóricas potiguares, tais como o Boi de Reis Calemba Pitandinho e Pastoril Dona Joaquina, ambos de São Gonçalo do Amarante. Além do Grupo Chegança, localizado em Barra de Cunhaú e o Nau Catarineta de Canguaretama. Em Natal, as gravações serão com o tradicional Grupo Araruna.

20240523 alumbramentos papo de cinema 2
Bastidores de “Alumbramentos”. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *