A mostra competitiva internacional de longa-metragem terá oito filmes inéditos no país, dos quais o Brasil contribui com três títulos: A Floresta de Jonathas, de Sergio Andrade; Era uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes; e Jorge Mautner: O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. A mostra competitiva de curta-metragem Brasil contará com 14 títulos. Já a mostra competitiva de curta-metragem Amazonas Ficção apresentará uma seleção composta por nove filmes amazonenses. Por sua vez, a mostra competitiva de curta-metragem Amazonas Documentário contará com seis filmes.
Entre os filmes internacionais, La Cebra, de J. Fernando Leon , é o representante mexicano e o longa Compliance, de Craig Zobel, vem dos Estados Unidos. Da Dinamarca, será exibido Teccy Bear, de Mads Matthiesen. França e Israel trazem The Other Son, de Lorraine Levy – o filme ganhou o Grand Prix do Festival de Tokyo. The Angels Share, de Ken Loach, coprodução Reino Unido, França, Bélgica e Itália, também está entre os concorrentes do evento.
Produção estudantil – O Amazonas Film Festival traz pela primeira vez 30 curtas produzidos por estudantes do projeto Jovem Cidadão, do Governo do Estado. A mostra completa dos filmes será exibida de uma só vez após a semana do festival, no dia 12 de novembro, no Teatro Amazonas. Com temática educativa e focado no público infantil, o trabalho é resultado do curso de cinema inserido na grade educacional do Jovem Cidadão, cuja filosofia é oferecer alternativas para que crianças e jovens não sigam o caminho das drogas.
Ao todo serão exibidos 211 filmes entre curtas e longas-metragens, 31 produções a mais do que na edição passada.
Confira detalhes em www.amazonasfilmfestival.com.br