20250226 amelia bittencourt papo de cinema

Amelia Bittencourt, um dos grandes nomes do teatro, da TV e do cinema brasileiros, morreu na última sexta-feira, 21, na cidade de Porto Alegre, aos 86 anos. De acordo com informações dos familiares, ela foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Jerônimo, neto da atriz, informou o falecimento dela em suas redes sociais. “Vó Amélia faleceu ontem enquanto eu dançava e falava poesia, que coisa. Artista maior da família Bittencourt, matriarca invencível que sempre nos deu lições de sobreviver – descansa, vózinha“.

Amelia Bittencourt nasceu em Criciúma, Santa Catarina, e começou a sua carreira artística aos 19 anos de idade. Ela participou da Companhia de Teatro de Cacilda Becker e do Grupo Tapa. Nas décadas de 1980/90 foi produtora da TV Educativa de Porto Alegre.

Amelia Bittencourt
Amelia Bittencourt

LEIA MAIS
Morre Cacá Diegues, premiado cineasta brasileiro, aos 84 anos
David Lynch, diretor de Cidade dos Sonhos e Twin Peaks, morre aos 78 anos
Olivia Hussey, estrela de Romeu & Julieta, morre aos 73 anos

AMELIA BITTENCOURT: A CARREIRA

Amelia Bittencourt estreou na televisão com Grande Teatro Tupi, em 1959, no episódio O Chapéu Cheio de Chuva. De lá para cá, ela construiu uma sólida carreira televisiva, participando de verdadeiros sucessos em termos de novela, tais como A Indomada (1997), Negócio da China (2008), Avenida Brasil (2012), Velho Chico (2016) e Haja Coração (2016), todos da Rede Globo.

Nos cinemas, Amelia Bittencourt começou contracenando com Amácio Mazzaropi em Zé do Periquito (1960) e fez parte dos elencos de Coração de Luto (1967), Um é Pouco, Dois é Bom (1970), Chega de Saudade (2007), Nosso Lar (2010), Quem Vai Ficar com Mário? (2021) e Incompatível (2022), seu último trabalho nas telonas.

Amelia Bittencourt
Amelia Bittencourt

‎Siga nosso canal no WhatsApp
Canal Papo de Cinema

Oscar 2025

Gostou do conteúdo sobre Amelia Bittencourt? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *