O ator norte-americano Andre Braugher faleceu nessa segunda-feira, 11, aos 61 anos. Conhecido pelas novas gerações por interpretar o Capitão Raymond Holt na série cômica Brooklyn Nine-Nine (2013-2021), o artista morreu após uma “breve doença“, que não foi detalhada pela imprensa norte-americana. Entre cinema e TV, Braugher dedicou quase quatro décadas de sua vida à atuação.
LEIA MAIS
– Ryan O’Neal, astro de Barry Lyndon e Love Story, morre aos 82 anos
– Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da TV brasileira, morre aos 94 anos
– Matthew Perry, astro da série Friends, morre aos 54 anos
Nascido na cidade de Chicago, nos EUA, em 1962, Andre Keith Braugher se formou em teatro pela Universidade de Stanford, através de uma bolsa de estudos, aos 23 anos. Após breve passagem pelos tablados, estreou na TV participando do telefilme Kojak: Ariana, de 1989. Sua estreia nas telonas aconteceu ainda no mesmo ano com Tempo de Glória (1989), premiado drama com Denzel Washington.
Se tornou conhecido em Hollywood nos anos 1990, estrelando a série Homicídio, entre 1993 e 1998, no papel do Detetive Frank Pembleton, e o drama Cidade dos Anjos (1998), no qual deu vida ao anjo Cassiel. Pelo primeiro projeto, inclusive, venceu o Emmy de Melhor Ator em Série de Drama. Voltaria a conquistar o troféu da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas em 2006, por seu trabalho na minissérie Thief. E por falar em Emmy, Andre somou quatro indicações entre 2014 e 2020 por sua atuação em Brooklyn Nine-Nine (2013-2021), série humorística que o tornou famoso para as novas gerações. No elenco, dividiu os holofotes com Andy Samberg e Terry Crews.
Seu último trabalho de destaque foi The Good Fight, em 2022, pelo qual foi nomeado ao Critics Choice Awards 2023 na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama. Na temporada passada, também integrou o elenco do premiado longa Ela Disse (2022). Dois títulos com Andre ainda estão em fase de pós-produção: a minissérie The Residence e a animação Scoob!: Holiday Haunt, na qual o ator emprestará sua voz a um dos personagens.