Categorias: BastidoresNotícias

André Pellenz irá rodar novo filme durante a pandemia

Publicado por
Francisco Russo

Em momentos de dificuldade, muitas vezes surgem propostas ousadas. Uma delas está prestes a ser executada por André Pellenz, diretor de Minha Mãe É Uma Peça (2013) e Detetives do Prédio Azul (2017), que está nos ajustes finais para rodar um novo longa-metragem em plena pandemia de COVID-19. Como? Tudo através de acesso remoto.

“As cenas serão feitas nas casas dos atores. O trabalho de edição, na casa do editor. A trilha também, o músico tem um estúdio profissional em casa”, afirmou o diretor, em entrevista ao jornal O Tempo. “Já a parte mais técnica da finalização será feita, caso ainda esteja valendo a quarentena, em empresas de pós-produção que consigam trabalhar de forma remota.”

A história, é claro, também levará em conta tal situação tão particular. A proposta é que o filme mostre um casal prestes a se separar quando é pego de surpresa pela quarentena imposta pelo governo, o que obriga ambos a permanecerem no mesmo apartamento. O elenco não está fechado e, por causa disto, ainda não foi divulgado. A ideia é iniciar as filmagens em 15 dias.

“Conduzir de forma remota as câmeras, dirigir os atores, enfim. Será um processo muito mais demorado que uma filmagem tradicional. Mas como é uma maneira totalmente inédita de filmar, a ideia é trazer estas dificuldades, e até mesmo eventuais falhas, para a linguagem do filme”, complementa o diretor.

20200505 parks and recreation papo cinema20200505 parks and recreation papo cinema
Amy Poehler no episódio especial de “Parks and Recreation”, divulgado em plena pandemia

 

Com as gravações praticamente paradas ao redor do planeta, a tática proposta por Pellenz é uma alternativa à necessidade em contar histórias urgentes, relacionadas com o momento em que vivemos. Não por acaso, programas tradicionais como Saturday Night Live e Parks and Recreation (2009 – 2015) se reinventaram de forma a criar narrativas em meio às dificuldades do distanciamento social. Exigências dos tempos modernos, para que o cinema (e a TV) continuem a existir.

LEIA MAIS:
Estudo prevê queda de ao menos 40% nas bilheterias mundiais em 2020
Estudo revela que espectador demorará a voltar aos cinemas após a pandemia
Nos Estados Unidos, drive-ins garantem lançamento de filmes independentes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)