Compositor e músico alemão vencedor de quatro Oscars, André Previn morreu nesta quinta-feira, 28, aos 89 anos. O passamento foi confirmado por seu empresário. Pianista e maestro de jazz, tendo tocado com Ella Fitzgerald e Duke Ellington, Previn nasceu em Berlim no dia 6 de abril de 1929. O pai o inscreveu no conservatório musical da capital alemã quando ele tinha seis anos, logo ao perceber seu enorme e precoce talento. Todavia, quando ele tinha dez anos, a família fugiu da Alemanha nazista, se estabelecendo prontamente em Los Angeles, onde o tio-avô de Previn era diretor musical dos estúdios de cinema Universal. Já estava criada a fagulha de uma relação bastante frutífera.
LEIA MAIS
Stanley Donen :: Diretor de Cantando na Chuva morre aos 94 anos
Bruno Ganz morre aos 77 anos na Suíça
Bibi Ferreira morre aos 96 anos
André Previn começou a trabalhar na MGM em 1946, isso após fazer fama como prodigioso pianista de jazz. Ao todo, teve impressionantes 13 indicações ao Oscar, levando a estatueta para casa em quatro oportunidades, como Melhor Musical Original (Gigi, 1958, e Porgy & Bess, 1959) e Melhor Trilha Sonora Original (Irma la douce, 1963, e Minha Bela Dama, 1964). Nos anos 1960, se dedicou à música clássica. Além de seu trabalho na Filarmônica de Los Angeles, dirigiu as orquestras sinfônicas de Houston e Pittsburgh, e foi frequentemente diretor convidado de conjuntos ao redor do globo.
André Previn também ganhou dez Grammys e se casou cinco vezes, sendo uma delas com a atriz Mia Farrow, com quem teve três filhos biológicos. Também adotou outros três filhos com Farrow, inclusive Soon-Yi, que se casou em 1997 com Woody Allen, ex-marido da atriz.
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário