Categorias: BastidoresNotícias

André Ristum dirigirá filme baseado num roteiro inédito de Michelangelo Antonioni

Publicado por
Marcelo Müller

O cineasta italiano Michelangelo Antonioni tinha um projeto pronto para rodar entre Zabriskie Point (1970) e Profissão: Repórter (1975). Era Technically Sweet, cuja trama seria ambientada na região italiana da Sardenha e parcialmente na selva amazônica. Por conta de vários contratempos, o realizador deixou o projeto de lado nos anos 1980, confiando-o a Jirges Ristum, um dos seus principais assistentes de direção. No entanto, este acabou morrendo muito jovem, assim não realizando o desejo do mestre. Pois, agora o filme vai acontecer e será dirigido pelo filho de Jirges, o ítalo-brasileiro André Ristum. Enrica Antonioni, viúva de Michelangelo, será a produtora executiva do projeto que será produzido pela Gullane.

LEIA MAIS
The Killer :: Michael Fassbender é cotado para ser protagonista do novo filme de David Fincher
Acusado de abuso sexual, Brett Ratner perde produtores de novo filme
Joaquin Phoenix vai estrelar novo filme do diretor de Hereditário

A trama de Technically Sweet (algo como Tecnicamente Doce, em tradução livre) gira em torno de um jornalista que repentinamente sofre uma crise existencial durante um feriado qualquer: “Ele experimenta uma complexa relação com uma garota tão enigmática quanto possível, as afinidades com uma estudante de antropologia e uma série de acontecimentos o afastam cada vez mais da vida que levou até aquele momento. O jornalista então embarca numa viagem pela selva amazônica em busca de algo que defina sua vida”, de acordo com a sinopse oficial. “Foi doloroso para Michelangelo ter de abandonar a produção. Naquela época sua visão era muito avançada e tecnicamente ele não poderia colocar suas ideias de direção na tela”, disse Enrica Antonioni num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com o site norte-americano Variety, as filmagens de Technically Sweet acontecerão em locação na Sardenha e na Amazônia em 2023. “Ao conversar um dia com André sobre o que era realmente especial para ele, ele começou a falar sobre esse projeto maravilhoso que Antonioni e seu pai tiveram. Para mim, é uma história mágica”, afirmou o produtor Fabio Gullane.

MIchelangelo Antonioni e Jirges Ristum. Foto/ Enrica Antonioni
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.