From left to right, Salvatore Corsitto as Bonasera, James Caan as Santino 'Sonny' Corleone and Marlon Brando as Don Vito Corleone in 'The Godfather'.
Os grandes estúdios estão bastante assanhados quando o assunto é reviver franquias de enorme sucesso. E, há um burburinho de que a Paramount Pictures pode estender a vida cinematográfica da saga O Poderoso Chefão, uma das trilogias mais aclamadas do cinema. Nesta quinta-feira, 03, por exemplo, chega ao Brasil o novo corte da terceira parte, intitulado O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone. De acordo com Francis Ford Coppola, é uma versão fiel à sua concepção original da jornada dos Corleone pelos Estados Unidos como família mafiosa. Durante a promoção dessa versão alternativa, o astro Andy Garcia, que vive Vincent, filho não reconhecido de Sonny Corleone, se mostrou completamente favorável a uma quarta parte. Numa entrevista remota ao Insider, ele falou que há uma ideia e que estaria, inclusive, disposto a dirigi-la, mas desde que recebesse a bênção de Coppola.
LEIA MAIS
Festival do Rio não acontecerá em 2020. Première Brasil terá filmes anunciados
Griot :: 3º Festival de Cinema Negro Contemporâneo começa em 11 de dezembro
1º Festival de Cinema Russo destaca programação variada e gratuita
Andy Garcia falou que nos anos 1990 essa ideia chegou a ser ventilada, com Robert De Niro reprisando seu papel de jovem Don Vito Corleone e Leonardo DiCaprio interpretando a versão adolescente de Sonny Corleone, o primeiro na linha sucessória do clã. O astro disse que, semelhante ao segundo filme, este teria duas estruturas temporais paralelas. No presente veríamos Vincent como o novo Padrinho e no passado acompanharíamos o crescimento de Sonny. “Talvez Vincent estivesse lidando com algum cartel no momento. E então voltaríamos à década de 1930, nos anos felizes em que os Corleone matavam todo mundo e ninguém os matava”. Garcia prossegui: “Meu empresário na época estava representando Leonardo DiCaprio e eles trabalhavam com Francis num projeto. Acabei de mencionar que Francis sempre teve essa ideia para outro filme. Eu disse que Leo DiCaprio tinha a idade certa – isso foi na década de 1990 – para interpretar um jovem Sonny nos anos 1930. E De Niro poderia interpretar Vito porque teria a idade certa para ele nos anos 30. E então no outro lado da história seríamos eu e Al Pacino voltando como Michael. Talvez ele ainda esteja vivo e eu ainda possa falar com ele para pedir conselhos”.
Andy Garcia ainda disse que Francis Ford Coppola chegou a convencer a Paramount a contratar Mário Puzzo (autor do romance original) para escrever a quarta parte. A morte de Puzzo, um mês depois, teria colocado um balde de água fria no entusiasmo de Coppola. Pelo visto, Garcia está louquinho para comandar o barco daqui em diante.