ANIMAGE 2021 :: Festival Internacional de Animação começa em 8 de outubro

Publicado por
Bruno Carmelo

Após uma primeira sessão online em março de 2021, o ANIMAGE: Festival Internacional de Animação de Pernambuco anunciou uma segunda edição este ano, ainda mais ambiciosa. Entre os dias 8 e 17 de outubro, o evento apresenta uma ampla programação de longas e curtas-metragens de animação do mundo inteiro, tanto em formato online quanto em sessões presenciais no recém-inaugurado Teatro do Parque.
Os espectadores do Brasil inteiro terão acesso à seleção de filmes através da plataforma online Shift72. Já o público no Recife poderá assistir às sessões no cinema com capacidade reduzida, em respeito às medidas sanitárias relacionadas à Covid-19. Apenas 40% da sala será ocupada. Vale lembrar que a programação completa, incluindo oficinas para crianças e adultos, entrevistas com os criadores e masterclasses, é gratuita.
LEIA MAIS
Mostra Betty Faria: 80 Anos apresenta 15 filmes gratuitos
Assim Vivemos :: Festival de Filmes sobre Deficiência começa em 22 de setembro
Miúda e o Guarda-Chuva :: “As políticas públicas são cruciais para o desenvolvimento da animação”, diz Amadeu Alban

Tamgù, de Isabel Loyer e Luis Paris

Segundo o curador Júlio Cavani, “nosso perfil sempre foi mais artístico e menos industrial e mercadológico. Buscamos oferecer ao público filmes que se destaquem por uma expressão pessoal marcante, autoralidade e uma estética artística evidente, nas mais diferentes técnicas”. A lista completa de filmes, escolhidos entre mais de 1200 inscrições, será anunciada em breve pelos organizadores.
Para a Mostra Competitiva, ANIMAGE oferece os troféus de Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Técnica e Melhor Som, eleitos pelo júri especializado. O vencedor do troféu principal de melhor curta-metragem também recebe um prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)