O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco – chega a sua oitava edição com conteúdo que reafirma o cinema de animação como uma ferramenta poderosa para o livre debate de ideias. O festival acontecerá de 24 de novembro a 03 de dezembro na cidade do Recife, com atrações distribuídas na CAIXA Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu, Jump – Apolo 235 e Teatro Bianor Mendonça Monteiro (em Camaragibe). Este ano, o Animage levará ainda uma edição especial para os municípios de Camaragibe, Arcoverde e Triunfo. Receberão ainda sessões especiais, o Colégio Estadual Erem Martins Junior e a praça Gregório Bezerra, na comunidade de Santa Luzia, bairro da Torre. A realização do Animage neste final de 2017 marca também o início do ciclo de celebração dos 100 anos de animação do Brasil.
A programação diversificada abriga criações visuais de realizadores das mais diferentes culturas e oferece uma seleção acurada da atual animação mundial, inclui: Mostra Competitiva (adulto e infantil), Mostras e Sessões Especiais com exibição de longas e curtas, mostras temáticas, como a Mostra Erótica, além de oficinas, masterclass e debate.
A premiada ilustradora e animadora, Rosana Urbes, assina a ilustração da identidade visual de 2017, que manifesta junto com a programação deste ano, um dos principais focos de esperança do Animage: o amor e o afeto que devem prevalecer nesse maremoto de emoções contraditórias. Rosana estará presente no evento como convidada, participando do júri e ministrando masterclass. O festival também recebe, para as oficinas, a francesa Claire Sichez e Renato Duque, realizador de um curta concorrendo na Mostra Competitiva. Confira abaixo o pôster oficial da edição deste ano do Animage:
Para esta edição, o Animage recebeu quase 600 inscrições de 61 países, destes, 88 curtas de 28 países foram selecionados para a competição, divididos em Mostra Competitiva e Mostra Competitiva Infantil. Filmes premiados em outros festivais competem ao lado de revelações e novas produções, equiparados na qualidade criativa. “Os curtas da mostra competitiva demonstram que o cinema de animação está plenamente inserido em questões artísticas urgentes, como a afirmação da liberdade de expressão e a busca por representatividade de identidades. Há filmes que confrontam falsos moralismos e defendem um mundo contemporâneo mais plural.“, comenta Júlio Cavani, curador do Animage.
O filme que faz a abertura do Animage 2017 é o autobiográfico Torrey Pines (2017), do diretor americano trans, Clyde Petersen. Baseado em uma história real, de quando Clyde ainda era uma menina, levada pela mãe que sofre de esquizofrenia, para cruzar o país em uma aventura alucinante. A sessão de abertura acontece no Cine São Luiz, na terça-feira, dia 28/11.
A programação deste ano traz ainda a Mostra Especial Angeli: The Killer, a esperada Mostra Erótica, Mostra Especial Francesa Jean-François Laguionie, Mostra Brasil e a Mostra Monstra à Solta, com uma seleção de filmes portugueses. A Mostra Especial Jean-François Laguionie fará homenagem ao consagrado diretor francês de animação, exibindo uma trilogia com seus longas: L’île de Black Mór (2003), Le Tableau (2011) e Louise en Hiver (2016), este inédito no Brasil. Confira o trailer original abaixo:
O Animage promove um debate com representantes das principais produtoras pernambucanas para discutir as oportunidades, dificuldades e o caminho que o mercado vem tomando no Estado. Anualmente oficinas gratuitas sobre diferentes técnicas de animação são oferecidas pelo festival, buscando a experiência prática para crianças, iniciantes e profissionais. Três são os temas abordados neste ano: Bonecos Artesanais para Stop Motion, ministrada pela francesa Claire Sichez, Rotoscopia para Crianças, com Renato Duque, e Animação com Recortes, ministrada por Chia Beloto e Marilia Cantuária. Todas as oficinas serão realizadas na CAIXA Cultural Recife, entre os dias 27/11 e 01/12. Para mais informações e programação completa, confira o site oficial do Animage 2017.
(Fonte: Cais – Comunicação e Cultura!)