Categorias: ExclusivoNotícias

Antonia: Uma Sinfonia :: Cena revela a luta das mulheres contra o machismo (Exclusivo)

Publicado por
Bruno Carmelo

Em pleno ano de 2020, ainda é muito difícil encontrar grandes orquestras regidas por mulheres. Na década de 1930, a situação era ainda mais desigual. Motivada por esta percepção, a diretora holandesa Maria Peters decidiu resgatar uma história exemplar de seu país: a conquista de Antonia Brico (Christanne de Bruijn), que se tornou a primeira mulher a reger uma grande orquestra.

A biografia Antonia: Uma Sinfonia (2018) relata a trajetória de preconceito vivida pela artista, que sonhava em conquistar o posto de maestrina desde jovem, porém sofria com os inúmeros obstáculos impostos por homens. Na Alemanha, consegue a rara oportunidade de estudar música e ascender na instituição, até reger a Orquestra Filarmônica de Berlim. Mesmo assim, os relacionamentos amorosos e familiares de Antonia continuam a reproduzir o machismo.

A cineasta acredita no caráter inspirador do projeto: “Hoje, parece que não existem grandes maestrinas no mundo; elas estão totalmente ausentes do top 20 dos regentes mais famosos. As artistas do sexo feminino devem se contentar com um lugar à margem. Sempre foi assim. E se não fizermos nada a respeito, continuará sendo assim”.

Antonia: Uma Sinfonia se tornou um sucesso de bilheteria na Holanda, além de vencer o festival de Denver. O filme chega às plataformas de streaming em 21 de agosto. Abaixo, você descobre uma cena exclusiva que representa muito bem as restrições impostas à carreira profissional das mulheres:

 

 

LEIA MAIS
A Última Nota :: Confira uma cena no filme estrelado por Patrick Stewart e Katie Holmes (Exclusivo)
Uma Vez em Veneza :: Comédia romântica ganha cartaz brasileiro (Exclusivo)
Indianara :: Confira uma cena do documentário sobre a ativista trans (Exclusivo)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)