20250402 antonio bandeira papo de cinema

Antonio Bandeira: O Poeta das Cores (2024) chega aos cinemas em 10 de abril pela Sereia Filmes contando um pouco da vida e obra de um dos grandes pintores cearenses. Encabeçado por Francisco Bandeira, sobrinho do artista, e dirigido pelo cineasta Joe Pimentel, o documentário coleta depoimentos de artistas, curadores e críticos de arte para reconstituir a trajetória de Antonio Bandeira e mostrar a evolução de sua realização, bem como a celebração de seu talento.

Antonio Bandeira: O Poeta das Cores mostra inclusive o reconhecimento internacional que esse artista cearense atingiu. Normalmente citado ao lado de Aldemir Martins e Inimá de Paula como um expoente do Modernismo em Fortaleza nos anos 1940, Antonio Bandeira viveu parte de sua vida em Paris, capital da França, cidade na qual morreu nos anos 1960 num choque pós-operatório para uma simples extração de amígdalas. O documentário foi eleito o Melhor Longa-metragem da mostra Olhar do Ceará do Cine Ceará 2024.

Antonio Bandeira

LEIA MAIS
Sem Chão :: Sequestro? Entenda a situação de Hamdan Ballal, diretor do documentário vencedor do Oscar
É Tudo Verdade 2025 :: Anunciados os filmes da 30ª edição do festival de documentários
Critics Choice Documentary Awards 2024 :: Super/Man e Will & Harper são os grandes vencedores

ANTONIO BANDEIRA: QUEM FOI?

O protagonista de Antonio Bandeira: O Poeta das Cores nasceu em Fortaleza em 1922 e virou um expoente da renovação da arte cearense antes de ganhar reconhecimento internacional e se transformar em referência na arte abstrata. Conhecido por seu charme e reconhecido por seu pioneirismo, o pintor, desenhista e gravurista brasileiro ganhou grandes admiradores no meio artístico, como o crítico Frederico Morais, que, traduzindo a famosa frase de Bandeira, explica que, para ele, “o quadro não parece significar uma realidade autônoma. A pintura é um estado de alma”.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

“Nunca pinto quadros. Tento fazer pintura”.

Antonio Bandeira

Gostou do conteúdo sobre Antonio Bandeira: O Poeta das Cores? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *