Uma semana após anunciar a relação de filmes habilitados para representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar 2024, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar os títulos que passaram para uma segunda fase nesse processo de escolha. Na corrida, restaram seis postulantes a uma possível indicação à estatueta de Melhor Filme Internacional. O vencedor será revelado na próxima semana, dia 12 de setembro. Mas vale lembrar, entretanto, que essa conquista não coloca a produção automaticamente no 96º Academy Awards. Nosso representante será submetido aos trâmites da instituição estadunidense e terá ainda uma longa campanha pela frente.
LEIA MAIS
– Anunciados os longas habilitados para representar o Brasil no Oscar 2024
– Prêmios Goya 2024 :: Carvão representará o Brasil no Oscar espanhol
– Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 :: Marte Um é o grande vencedor
E não custa ressaltar que a última vez em que estivemos entre os cinco nomeados foi em 1999, com Central do Brasil (1998). Sem mais demora, fique com os derradeiros felizardos.
Destes finalistas, apenas a metade – Retratos Fantasmas, Urubus e Noites Alienígenas – já foram lançados comercialmente nos cinemas. Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha tem data de estreia confirmada para o próximo dia 21 de setembro, enquanto que Pedágio e Estranho Caminho permanecem inéditos, e devem ganhar sessões especiais apenas para se qualificarem nessa disputa, com lançamento comercial mais amplo nas próximas semanas. Fique abaixo com o nosso podcast exclusivo sobre Retratos Fantasmas, que foi exibido fora de competição nos festivais de Cannes e de Gramado neste ano.