Categorias: NotíciasPremiações

Anunciados os seis longas finalistas que podem representar o Brasil no Oscar 2024

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Uma semana após anunciar a relação de filmes habilitados para representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar 2024, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar os títulos que passaram para uma segunda fase nesse processo de escolha. Na corrida, restaram seis postulantes a uma possível indicação à estatueta de Melhor Filme Internacional. O vencedor será revelado na próxima semana, dia 12 de setembro. Mas vale lembrar, entretanto, que essa conquista não coloca a produção automaticamente no 96º Academy Awards. Nosso representante será submetido aos trâmites da instituição estadunidense e terá ainda uma longa campanha pela frente.

LEIA MAIS
Anunciados os longas habilitados para representar o Brasil no Oscar 2024
Prêmios Goya 2024 :: Carvão representará o Brasil no Oscar espanhol
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 :: Marte Um é o grande vencedor

E não custa ressaltar que a última vez em que estivemos entre os cinco nomeados foi em 1999, com Central do Brasil (1998). Sem mais demora, fique com os derradeiros felizardos.

Estranho Caminho, Noites Alienígenas, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, Pedágio, Retratos Fantasmas e Urubus.

Destes finalistas, apenas a metade – Retratos Fantasmas, Urubus e Noites Alienígenas – já foram lançados comercialmente nos cinemas. Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha tem data de estreia confirmada para o próximo dia 21 de setembro, enquanto que Pedágio e Estranho Caminho permanecem inéditos, e devem ganhar sessões especiais apenas para se qualificarem nessa disputa, com lançamento comercial mais amplo nas próximas semanas. Fique abaixo com o nosso podcast exclusivo sobre Retratos Fantasmas, que foi exibido fora de competição nos festivais de Cannes e de Gramado neste ano.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br