Categorias: CelebridadesNotícias

Aos 90 anos, Jean-Luc Godard anuncia que vai se aposentar do cinema

Publicado por
Marcelo Müller

Todo carnaval tem seu fim, como diz a letra de uma música dos Los Hermanos. Especialmente os grandes vanguardistas de determinadas áreas nos parecem eternos, mas até mesmo eles chegam ao ponto em que a aposentadoria se faz necessária. O cineasta francês Jean-Luc Godard, considerado um dos grandes realizadores da história do cinema, afirmou nesta quinta-feira, 04, em entrevista aos organizadores do Festival de Kerala, na Índia, que já tem data marcada para largar de vez o cinema. “Na verdade, estou finalizando a minha vida no cinema. Sim, minha existência como cineasta está chegando ao fim. Trabalharei em mais dois roteiros e depois direi ‘adeus, cinema’”.

LEIA MAIS
Richard Donner sai da aposentadoria aos 90 anos para dirigir Máquina Mortífera 5
Woody Allen admite aposentadoria
Quentin Tarantino volta a afirmar que irá se aposentar em breve

Os roteiros aos quais Godard se refere como seus projetos derradeiros são Scenario e Funny Wars (respectivamente, Roteiro de Guerras Engraçadas, em tradução livre). Um dos pilares da Nouvelle Vague francesa, tido como um inquieto incorrigível que não se contenta com a reprodução de fórmulas narrativas adequadas ao cinema comercial, Godard está com 90 anos e tem restringido bastante suas participações em eventos públicos. Ainda não há qualquer informação adicional sobre as condições de produção dos dois filmes que, de acordo com ele, colocarão ponto final numa carreira que tem mais de 60 anos.

“Acossado”, um dos grandes filmes de Godard
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.