Categorias: BastidoresNotícias

Após despejo, Escola Darcy Ribeiro ganha novo endereço no Rio de Janeiro

Publicado por
Marcelo Müller

Acompanhamos consternados os desdobramentos do processo de despejo da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, uma das mais tradicionais instituições de formação audiovisual do Brasil, após uma ação judicial movida pelos Correios a fim de retomar o prédio ocupado legalmente pela instituição há mais de 20 anos. Caso você queria relembrar o caso ou não esteja muito por dentro desses acontecimentos, indicamos as notícias relacionadas abaixo (que contém, inclusive, uma nota oficial enviada ao Papo de Cinema pelos Correios). Bom, mas agora ficamos contentes em reverberar a notícia de que a escola já tem garantido um novo espaço físico para continuar as suas atividades. De acordo com a coluna de Anselmo Gois no jornal O Globo, a Darcy Ribeiro se instalará num prévio pertencente ao Estado do Rio de Janeiro, localizado na Rua Arnaldo Quintela, no bairro de Botafogo, na zona sul carioca.

LEIA MAIS
Correios se pronunciam oficialmente sobre despejo da Escola Darcy Ribeiro
Escola Darcy Ribeiro será despejada no Rio de Janeiro. Motivo seria a privatização dos Correios
Ancine é obrigada pelo MPF a liberar verbas e analisar novos projetos

Ainda de acordo com a nota, publicada no dia 25 de novembro, a boa nova foi possível por conta da iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O ex-ministro da Cultura e atual deputado federal Carlos Minc, eleito pelo Rio de Janeiro, político que acompanhou de perto essa questão, comemorou a boa nova em sua conta oficial do Facebook: “Viva o Cinema Brasileiro! Parabéns Irene Ferraz, parabéns Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Depois de muita luta, da qual participamos ativamente, de muita pressão, muitos requerimentos, finalmente a Secretaria de Estado da Cultura acabou cedendo um imóvel onde funcionará a nossa Escola de Cinema Darcy Ribeiro; que apoiei desde o início, há 20 anos. Esse espaço de ensino e cultura tão importante, na Rua Primeiro de Março, em frente ao CCBB, havia sido despejado por manobra horrível ligada à privatização dos Correios. Não podem transformar a principal escola de cinema do Rio de Janeiro em butim para valorizar a privatização dos Correios. A luta valeu a pena! Vamos agora apoiar fortemente a instalação e o funcionamento da Escola de Cinema Darcy Ribeiro em Botafogo! Viva a resistência cultural! Viva o Cinema Brasileiro!”.

Ainda não há informação sobre previsão do começo das atividades no novo endereço.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.