Categorias: NotíciasPremiações

Apresentados os nomes que irão escolher o representante do Brasil no Oscar 2025

Publicado por
Victor Hugo Furtado

O assunto não é novo. Desde 1999 o Brasil não é indicado ao Oscar. O último projeto nacional que chegou à cobiçada festa de Los Angeles, EUA, foi Central do Brasil (1998). Ano após ano, o cinema nacional produz elogiados filmes, mas poucos com a robustez financeira necessária para se tornarem visíveis e interessantes ao olhar estadunidense. Mas a luta continua! E as inscrições para os títulos que pretendem percorrer esse laborioso caminho rumo ao Oscar 2025 já estão abertas. A Academia Brasileira de Cinema, única entidade responsável pela seleção do longa brasileiro que concorre à nomeação, receberá submissões até o dia 20 de agosto pelo link oficial. Na página, estão dispostos os critérios de elegibilidade e, entre outros requisitos, uma cobrança de taxa de inscrição no valor de R$1.000.

Central do Brasil (1998)

Mas quem serão os responsáveis por escolher o título com mais chances de chegar ao Oscar? Em nova oportunidade, a Academia divulgou uma extensa lista de profissionais que discutirá o assunto. São impressionantes 25 membros na Comissão de Seleção, sendo 21 eleitos em votação entre os sócios(as) da Academia e outros 04 (quatro) membros indicados pela diretoria, todos trabalhadores do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia.

LEIA MAIS
Prêmio Grande Otelo 2024 :: Confira a lista completa de indicados
Emmy 2024 :: Confira a lista completa de indicados
Prêmio ABC 2024 :: Anunciados os vencedores do troféu

Esse grande de número de escolhidos, aliás, sempre suscita bons debates na cena do cinema nacional. Por um lado, é interessante pensar que maior número de visões e bagagens pode trazer pluralidade à escolha. Porém, há quem defenda que isso possa delongar a triagem, especialmente quando lembramos que outros países, como Áustria (The Devil’s Bath) e Irlanda (Kneecap), já apresentaram postulantes. Ou seja, estamos atrasados. No dia 16 de setembro, a comissão se reunirá para a escolha de uma shortlist de seis títulos e no dia 23 de setembro para a decisão final do título escolhido.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

A presidente da comissão neste ano será a atriz e diretora Bárbara Paz. A seguir, fique com a relação de nomes:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br