Estrela da TV brasileira, Aracy Balabanian faleceu nesta segunda-feira, 07, aos 83 anos. Diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A morte da artista foi confirmada por familiares e amigos. Com mais de 60 participações em projetos televisivos e cinematográficos, Aracy dedicou seis décadas de sua vida à atuação.
LEIA MAIS
– Lelia Goldoni, protagonista do icônico Sombras, morre aos 86 anos
– Paul Reubens, famoso intérprete de Pee-Wee Herman, morre aos 70 anos
– Angus Cloud, ator da série Euphoria, morre aos 25 anos nos Estados Unidos
Nascida em 1940 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian era filha de imigrantes armênios. Aos 15 anos, mudou-se para São Paulo com sete irmãos e ajudava os pais na criação deles. Chegou a cursar Ciências Sociais, mas abandonou para ingressar na Escola de Arte Dramática e se dedicar ao teatro. Debutou como atriz de TV participando da novela Marcados pelo Amor, de 1964, exibida pela Record. A fama nacional chegou ainda nos anos 1960 ao estrelar as novelas O Amor Tem Cara de Mulher (1966) e Nino: O Italianinho (1969), sucessos de audiência da TV Tupi. Em 1972, estreou na tela grande com o drama A Primeira Viagem, de Geraldo Vietri.
Nos anos 1990, já consolidada nas telinhas, angariou uma nova geração de fãs ao interpretar a excêntrica Dona Armênia, personagem que participou de duas novelas, Rainha da Sucata (1990) e Deus nos Acuda (1992-1993), algo raro na teledramaturgia brasileira. Em seguida, foi premiada como Melhor Atriz de TV pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), no Troféu Imprensa e na premiação Melhores do Ano da Rede Globo por seu trabalho em A Próxima Vítima (1995), outra popular produção da época. Na virada do milênio, ainda estrelou aquele que seria um dos grandes êxitos de sua trajetória: a cômica série Sai de Baixo. Na empreitada, idealizada por Miguel Falabella, encarnou a divertida Cassandra, que conquistou o público ao não segurar as risadas diante das piadas dos colegas de cena. José Wilker e Daniel Filho, roteiristas do programa, pediram, posteriormente, que Aracy nem mais tentasse resistir ao riso, tamanha foi a identificação dos espectadores.
A última aparição de Aracy foi como Dona Rosa no telefilme Juntos a Magia Acontece: Especial de Natal, em 2019. No mesmo ano, se despediu da tela grande ao participar de Sai de Baixo: O Filme (2019). A atriz não teve filhos, pois optou por se dedicar completamente à carreira.