Com formato renovado, o RioMarket este ano veio segmentado em RioMarket TV e RioMarket Film, com atividades voltadas respectivamente para televisão e cinema. Entre os destaques estiveram os painéis com Gale Anne Hurd, produtora da série The Walking Dead e Chad Coleman, ator da série; a Master Class de figurino com a figurinista de Mad Men, Janie Bryant, e a consultura de moda, Monica Corcoran Harel; o workshop Produzindo um filme com Andrew Meyer, produtor do clássico do cinema Tomates Verdes Fritos (1991); e o workshop de roteiro com o roteirista dos seriados The Carrie Diaries, Brothers & Sisters e The Client List, Marc Halsey.
O RioMarket e o Festival do Rio aproveitaram a oportunidade para, junto com a Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual (SICAV), divulgar o estudo inédito Contribuição Econômica do Setor Audiovisual Brasileiro, que revela que o segmento audiovisual foi responsável por 0,57% do PIB brasileiro em 2009, contribuindo diretamente para a economia com R$ 19,8 bilhões, e indiretamente com R$ 15 bilhões (em valores de 2013, corrigidos pelo IPCA/IBGE). O documento também aponta que o setor obteve no mesmo ano um faturamento bruto de R$ 42,8 bilhões, também a valores corrigidos.
Junto com o estudo, que provou a hegemonia do setor audiovisual, levantou-se a discussão sobre a necessidade de um reconhecimento do cinema e televisão como indústria e o consequente incentivo a empresas e produtoras, ao invés do incentivo somente a projetos. Debateu-se o número restrito de salas de exibição e o potencial de crescimento do cinema no Brasil, que tornou-se o décimo mercado do mundo e deve crescer acima da media global em todos os segmentos do audiovisual até 2017.
Mais informações: www.riomarket.com.br