20190619 lilian dorothy gish papo de cinema

Mais de 50 proeminentes artistas do cinema, entre eles James Earl Jones, Helen Mirren, Martin Scorsese, Bertrand Tavernier, Malcolm McDowell, Lauren Hutton, Joe Dante e Taylor Hackford, assinaram uma carta repudiando a remoção dos nomes das irmãs Dorothy e Lillian Gish do cinema da Universidade Bowling Green State, em Ohio. A instituição resolveu rebatizar o até então Dorothy e Lillian Gish Film Theatre por conta da participação de Lilian como atriz em O Nascimento de uma Nação (1915), filme de D. W. Griffith considerado essencial à evolução da linguagem cinematográfica e, ao mesmo tempo, uma das peças audiovisuais mais racistas da História.

LEIA MAIS
Cuba Gooding Jr. é acusado de assédio sexual e deve se entregar à polícia
Rede Globo apura denúncias de assédio sexual contra Caio Blat
Sonic: O Filme :: Produção tem estreia adiada para ajustes no visual do ouriço

O cinema foi inaugurado em 1976. O nome composto foi uma insistência de Lilian, considerada a primeira-dama do cinema estadunidense, uma das principais forças femininas numa época em que Hollywood pouco se importava com pautas como a igualdade de gênero. Dorothy, sua irmã, era uma grande comediante dos palcos e das telas.

“Essa controvérsia diminui o grande legado que especialmente Lilian Gish nos deixou em sua extensa e variada carreira. Uma universidade desonrá-la, destacando apenas um filme, por mais ofensivo que este seja, é algo lamentável e injusto. Isso faz dela um bode expiatório num debate político bem mais amplo. Uma universidade deve ser um bastião da liberdade de expressão. Este é um supremo ‘momento de aprendizado’. Pedimos a Bowling Green State University que restaure o nome original de The Dorothy e Lillian Gish Film Theatre”, diz a carta.

A universidade respondeu à carta, dizendo que não reverterá a decisão anteriormente tomada, mantendo o nome atual do cinema, The BGSU Film Theatre.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *