No texto As Três Ecologias, o pensador Félix Guatarri afirma que qualquer mudança significativa na sociedade só será possível a partir de uma reordenação social, ambiental e subjetivo. “A Mostra Canavial de Cinema compartilha esta visão”, diz Caio Dornelas, idealizador e coordenador do evento, “e a crença de que nas pequenas subversões surgirá a força motriz para uma guinada ao caminho de uma construção social possível, sustentável e de maior sensibilidade”.
Selecionados pelo crítico e pesquisador André Dib, treze filmes pretendem repercutir questões ecológicas, entre eles, o clássico Ilha das Flores, de Jorge Furtado, curta brasileiro que figura na lista dos mais importantes e premiados de todos os tempos. Entre outros curtas, estão na seleção os trabalhos mais recentes de Kleber Mendonça Filho, César Cabral, Marcelo Mattos e Wallace Nogueira, Júlio Cavani, Rita Carelli, Leon Sampaio e Renata Claus. O evento ainda contará com três oficinas gratuitas: duas de formatação de projetos para audiovisual, ministrada pela coordenação de cinema da Secult / Fundarpe), e uma de realização audiovisual, Documentando, com Marlom Meirelles. Inscrições devem ser feitas no site do evento.
Desde que nasceu, em 2011, a Mostra Canavial se propõe a refletir a realidade da Zona da Mata Norte. “É um projeto totalmente pensado para o público e os agentes transformadores da mata norte pernambucana.”, diz Caio Dornelas. “O que temos percebido neste percurso é o amadurecimento das relações do público com o conteúdo fílmico. O curta-metragem nacional deixou de ser algo encarado como novidade”. Confira as mostras deste ano:
Do Canavial para o Mundo Total: 91’
Exília (doc, PE, 2015, cor, HD, 23’43’’), de Renata Claus
No devagar depressa dos tempos (doc, SP, 2015, cor, HD, 25’), de Eliza Capai
Carranca (fic, BA, 2014, cor, HD, 10’45), de Marcelo Mattos e Wallace Nogueira
Nicinha, um transe amazônico (doc, SP, 2011, cor, HD, 3’27’’), de Beto Brant
Retomada (doc, BA, 2015, cor, HD, 16’), de Leon Sampaio
Cordilheira de Amora II (doc, MS, 2015, cor, HD, 12’), de Jamille Fortunato
Do Mundo para o Canavial Total: 91’
História Natural (fic, PE, 2014, cor, HD, 15’), de Júlio Cavani
A copa do mundo no Recife (doc, PE, 2014, cor, HD, 15’), de Kleber Mendonça Filho
Giz (Fic, SP, 2015, cor, HD, 10’), de César Cabral
Ilha das Flores (doc, RS, 1989, 35mm, 13’), de Jorge Furtado
A clave dos pregões (doc, PE, 2015, cor, HD, 15’), de Pablo Nóbrega
Hospedeira (fic, PE, 2014, cor, HD, 12’), de Rita Carelli
Miss & Grubs (fic, SP, 2015, cor, HD, 11’), de Jonas Brandão e Camila Kamimura
Para conferir programação e horário de cada cidade acesse aqui.
(Fonte: Núcleo Base Comunicação)