20241118 assalto brasileira papo de cinema 1

Assalto à Brasileira será o próximo filme dirigido por José Eduardo Belmonte. Trata-se de uma produção baseada no livro homônimo de Domingos Pellegrini, roteirizada por L.G. Bayão, por sua vez inspirada num roubo verídico à agência do banco Banestado, em Londrina, nos anos 1980. Depois dos recentes trabalhos com o filme Uma Família Feliz (2023) e a série Vizinhos (2023-), Belmonte vai fazer um típico filme de assalto, com planos mirabolantes e a execução espetacular que notabilizou o roubo.

Recentemente, a Galeria Distribuidora confirmou os três atores que interpretarão os personagens principais de Assalto à Brasileira. Murilo Benício viverá Paulo, repórter desempregado que vai ao banco sacar sua rescisão quando é surpreendido por um grupo de assaltantes; Christian Malheiros interpretará Moreno, um dos assaltantes; e Robson Nunes dará vida a Barba, outros dos meliantes que colocaram em prática esse plano que chocou a opinião pública. As filmagens de Assalto à Brasileira devem começar em breve.

Murilo, Christian e Robson. Assalto à Brasileira
Murilo, Christian e Robson. Assalto à Brasileira

LEIA MAIS
Assalto à Brasileira :: José Eduardo Belmonte vai dirigir thriller baseado em fatos
Jesus Black :: Hsu Chien é confirmado na direção do filme baseado em fatos
42 Segundos :: Confira cena do drama esportivo baseado em fatos (Exclusivo)

ASSALTO À BRASILEIRA :: O CASO REAL

No dia 10 de dezembro de 1987, em pleno aniversário de Londrina, por volta das 11 horas, sete homens fortemente armados invadiram o Banestado. Com os rostos cobertos, exigiram 30 milhões de cruzados (o equivalente atual a US$ 10 milhões). Dentro do prédio, mais de 300 pessoas, entre funcionários e clientes, foram feitos de reféns. Após a ordem do governador para o pagamento da quantia exigida, o gerente foi permitido a ir a outras agências coletar o que faltava (no Banestado havia “apenas” 20 milhões naquele dia).

Os bandidos deixaram o prédio com o dinheiro e 14 reféns dentro de um ônibus com vidros encobertos rumo a São Paulo. A fuga durou pouco. Dias depois, seis dos sete assaltantes foram capturados e 25 milhões de cruzados foram recuperados. O sétimo integrante da quadrilha jamais foi encontrado.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

A história foi contada anteriormente nos cinemas, no documentário Isto (Não) É um Assalto (2018), cujo teaser você pode conferir logo abaixo. Curiosamente, a ideia do diretor Rodrigo Grota era fazer uma ficção, mas por conta de contingências de produção acabou optando pelo formato documental.

Gostou do conteúdo sobre Assalto à Brasileira? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *