20210920 o artista e a forca do pensamento papo de cinema 800

Entre os dias 22 de setembro e 11 de outubro ocorre a 10ª edição do Assim Vivemos: Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. O evento inicia suas atividades presenciais no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB-RJ), e depois leva as sessões a Brasília e São Paulo. As exibições nos cinemas seguem todos os protocolos de segurança. Em paralelo, exibições online apresentam filmes relacionados aos debates temáticos Educação para Todos, Em Busca de uma Voz, Parceria Colaborativa e A Força da Arte.
No total, serão apresentados 29 filmes de 14 países, com destaque para as produções brasileiras (7 filmes) dos Estados Unidos (5 filmes) e da Rússia (5 filmes). A seleção inclui O Artista e a Força do Pensamento (2021), de Elder Fraga, sobre o trabalho do dançarino Marcos Abranches; Mulheres Surdas me Contaram (2015), de Marie-Andrée Boivin, documentário com relatos de vida de deficientes auditivos; e 13 Kilômetros (2017), de Vladimir Tyulkin, sobre um homem cego que efetua uma extensa caminhada a pé, durante o rígido inverno do Cazaquistão, entre a aldeia e a cidade.
LEIA MAIS
Inclusão social :: Estúdios prometem chamar atores deficientes em testes de elenco
Mostra Betty Faria: 80 Anos apresenta 15 filmes gratuitos
Cobertura :: 2º Festival de Cinema Russo (2021)

20210920 mulheres surdas me contaram papo de cinema 750
Mulheres Surdas me Contaram (2015)

A diretora do festival, Graciela Pozzobon, explica em comunicado à imprensa: “É com muita alegria que chegamos a 10ª edição desse festival tão importante que acompanha as conquistas, lutas, perdas e ganhos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas. O Assim Vivemos é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem suas histórias, através dos filmes e debates”.
A programação de filmes é dividida entre doze programas. Enquanto as sessões presenciais contam com três filmes por dia, as exibições online oferecem nove títulos. Três recursos de acessibilidade estarão disponíveis: audiodescrição, LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos) e interpretação em libras. As informações sobre filmes, horários e locais de exibição se encontram na página oficial do evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *