Prepare a pipoca, pois o play já foi dado! Para os interessados em saber mais sobre o mundo das pessoas que se superam a cada dia por conta algumas limitações, o Assim Vivemos: Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência começa hoje, 01. Com entrada franca e com programação até o dia 20 de dezembro, o evento acontece em formato híbrido – com sessões virtuais e presenciais no CCBB SP (R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico), na capital paulista. Depois de passar por Rio de Janeiro e Brasília, as atividades contam com quatro debates online e 29 produções de 14 países na programação. Vale lembrar que todas as exibições terão recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em libras. Ao final, serão oferecidos cinco prêmios do júri oficial e um do público. As reservas para os bate-papos e sessões podem ser feitos no link oficial.
LEIA MAIS
Festival Varilux 2021 exibe filmes ao ar livre no Rio de Janeiro
31º Cine Ceará :: Cinema brasileiro se destaca frente ao Uruguai e Equador
Festival de Cinema de Vitória 2021 :: Última Cidade e Prata vencem o evento
Segundo a produção, “educação inclusiva, sexualidade, arte, esporte e luta por direitos” são alguns dos temas abordados pelos filmes, que estão divididos entre curtas, médias e longas-metragens. O Brasil comparece com o maior número de obras, com sete, seguido de cinco dos Estados Unidos, cinco da Rússia, dois da Espanha e um filme da Argentina, da Austrália, do Canadá, do Cazaquistão, da Costa Rica, da Holanda, do Irã, de Israel, da Itália e do Reino Unido.
Os 29 projetos do Assim Vivemos estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas três sessões presenciais com toda a programação e no site do festival serão disponibilizadas nove produções, sendo sete relacionadas aos temas debatidos: A força da Arte, Educação para todos, Parceria colaborativa e Em busca de uma voz. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. Confira abaixo a relação de títulos que compões a programação:
Argentina