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Na noite de quinta-feira, 3 de fevereiro, foram anunciados à imprensa os melhores filmes de 2021 de acordo com a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A instituição que reúne mais de cem profissionais de todo o Brasil efetuou uma votação em duas etapas para eleger o melhor longa-metragem brasileiro, o melhor longa-metragem estrangeiro e o melhor curta-metragem brasileiro.
Entre os longas nacionais, o grande vencedor foi o drama Cabeça de Nêgo (2020), dirigido por Déo Cardoso, que teve sua estreia na Mostra de Tiradentes. O projeto acompanha a jornada de um estudante que decide instaurar uma greve em sua escola quando sofre insultos racistas, sem punição aos responsáveis. A atitude espontânea acaba gerando uma crise institucional que afeta a cidade e a política local. Leia a nossa crítica.
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Cabeça de Nêgo

Na categoria internacional, os críticos elegeram o faroeste Ataque dos Cães (2021) como melhor do ano. Com direção de Jane Campion, o filme retrata o embate entre um homem bruto, detentor de terras (Benedict Cumberbatch), e o filho de sua cunhada, um garoto efeminado e sensível (Kodi Smit-McPhee). A oposição entre duas formas de masculinidade leva a uma tragédia. Leia a nossa crítica. Entre os curtas, o vencedor foi Chão de Fábrica (2021), de Nina Kopko, que representa a pausa de quatro operárias em uma empresa metalúrgica do ABC paulista.
Confira os vencedores e os 10 finalistas de cada categoria, em ordem alfabética:

Melhor longa-metragem nacional
Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, de César Cabral
Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (vencedor)
Deserto Particular, de Aly Muritiba
Madalena, de Madiano Marcheti
Marighella, de Wagner Moura
A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
Valentina, de Cássio Pereira dos Santos
Vento Seco, de Daniel Nolasco

Melhor longa-metragem internacional
À l’Abordage, de Guillaume Brac
Annette, de Léos Carax
Ataque dos Cães, de Jane Campion (vencedor)
A Filha Perdida, de Maggie Gyllenhaal
First Cow: A Primeira Vaca da América, de Kelly Reichardt
Meu Pai, de Florian Zeller
Nomadland, de Chloé Zhao
Quo Vadis, Aida?, de Jasmila Zbanic
Small Axe: Lovers Rock, de Steve McQueen
Undine, de Christian Petzold

Melhor curta-metragem nacional
Chão de Fábrica, de Nina Kopko (vencedor)
A Fome de Lázaro, de Diego Benevides
A Máquina Infernal, de Francis Vogner dos Reis
Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui, de Érica Sarmento
Rua Ataléia, de André Novais Oliveira
Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán
Sem Título #7: Rara, de Carlos Adriano
Sideral, de Carlos Segundo
Trópico de Capricórnio, de Juliana Antunes
Yaõkwa: Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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