20220126 a ultima floresta papo de cinema 800

Neste início de ano, enquanto as premiações internacionais decidem os melhores filmes de 2021, as associações regionais e nacionais de críticos também efetuam suas votações anuais. A Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, está em processo de votação, mas a Aceccine, Associação Cearense de Críticos de Cinema, já divulgou seus preferidos nas categorias nacional e estrangeira, tanto em curta quanto em longa-metragem.
O documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, foi eleito o melhor filme brasileiro de 2021. Premiado no Festival de Berlim, o longa-metragem mergulha no coração de uma comunidade Yanomami isolada, compreendendo sua rica cultura a partir do contato com os índios. Em paralelo, A Praia do Fim do Mundo, drama dirigido por Petrus Cariry, foi votado a melhor produção cearense.
LEIA MAIS
Top 10 :: Os Melhores Filmes de 2021 segundo o Papo de Cinema
Top 10 :: Os Melhores Filmes Brasileiros de 2021 segundo o Papo de Cinema
26º Prêmio Guarani :: Melhor Filme do Ano

20211001 a praia do fim do mundo papo de cinema 1200
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry

A eleição foi determinada a partir dos lançamentos em circuito comercial entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro do último ano, no caso dos longas-metragens, ou em festivais e mostras de cinema, no caso dos curtas-metragens. A Aceccine é composta por dezenas de profissionais da crítica sediados no Ceará. Segundo o presidente da instituição, Arthur Gadelha: “Vistos juntos, esses filmes apontam para percepções tão distantes quanto rimadas, e parciais, sobre o que foi o cinema de 2021, um ano novamente recheado de desafios para a produção e distribuição no mercado brasileiro, assim como para o trabalho crítico de estar antenado a esses movimentos”.
Confira a lista de vencedores:
Melhor Longa-metragem Cearense: A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Melhor Longa-metragem Brasileiro: A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
Melhor Longa-metragem Estrangeiro: Ataque dos Cães, de Jane Campion
Melhor Curta-metragem Cearense: Sebastiana, de Cláudio Martins
Melhor Curta-metragem Brasileiro: A Gente Acaba Aqui, de Everlane Moraes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *