Categorias: NotíciasPremiações

Associação Cearense de Críticos de Cinema elege melhores filmes de 2021

Publicado por
Bruno Carmelo

Neste início de ano, enquanto as premiações internacionais decidem os melhores filmes de 2021, as associações regionais e nacionais de críticos também efetuam suas votações anuais. A Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, está em processo de votação, mas a Aceccine, Associação Cearense de Críticos de Cinema, já divulgou seus preferidos nas categorias nacional e estrangeira, tanto em curta quanto em longa-metragem.
O documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, foi eleito o melhor filme brasileiro de 2021. Premiado no Festival de Berlim, o longa-metragem mergulha no coração de uma comunidade Yanomami isolada, compreendendo sua rica cultura a partir do contato com os índios. Em paralelo, A Praia do Fim do Mundo, drama dirigido por Petrus Cariry, foi votado a melhor produção cearense.
LEIA MAIS
Top 10 :: Os Melhores Filmes de 2021 segundo o Papo de Cinema
Top 10 :: Os Melhores Filmes Brasileiros de 2021 segundo o Papo de Cinema
26º Prêmio Guarani :: Melhor Filme do Ano

A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry

A eleição foi determinada a partir dos lançamentos em circuito comercial entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro do último ano, no caso dos longas-metragens, ou em festivais e mostras de cinema, no caso dos curtas-metragens. A Aceccine é composta por dezenas de profissionais da crítica sediados no Ceará. Segundo o presidente da instituição, Arthur Gadelha: “Vistos juntos, esses filmes apontam para percepções tão distantes quanto rimadas, e parciais, sobre o que foi o cinema de 2021, um ano novamente recheado de desafios para a produção e distribuição no mercado brasileiro, assim como para o trabalho crítico de estar antenado a esses movimentos”.
Confira a lista de vencedores:
Melhor Longa-metragem Cearense: A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Melhor Longa-metragem Brasileiro: A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
Melhor Longa-metragem Estrangeiro: Ataque dos Cães, de Jane Campion
Melhor Curta-metragem Cearense: Sebastiana, de Cláudio Martins
Melhor Curta-metragem Brasileiro: A Gente Acaba Aqui, de Everlane Moraes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)