Ontem, o Papo de Cinema noticiou os melhores filmes de 2021 de acordo com a Associação Cearense de Críticos de Cinema. Agora, é a vez de descobrir os destaques do último ano segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. A instituição premia longas-metragens lançados comercialmente entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, além de curtas-metragens exibidos em festivais e mostras.
Na categoria de longa-metragem brasileiro, o vencedor foi Deserto Particular, dirigido por Aly Muritiba. O road movie acompanha um policial conservador (Antônio Saboia) que se apaixona por uma mulher baiana e mantém um relacionamento à distância. Quando ela desaparece, ele decide dirigir até a cidade interiorana para encontrá-la. Leia a nossa crítica, a entrevista com o diretor e com o ator Pedro Fasanaro. O filme foi nosso representante no Oscar 2022.
LEIA MAIS
Top 10 :: Os Melhores Filmes de 2021 segundo o Papo de Cinema
Top 10 :: Os Melhores Filmes Brasileiros de 2021 segundo o Papo de Cinema
Associação Cearense de Críticos de Cinema elege melhores filmes de 2021
Entre os longas-metragens internacionais, o faroeste intimista Ataque dos Cães foi recompensado. Vale destacar que a obra dirigida por Jane Campion parte como uma das favoritas ao próximo Oscar. Criada em 2008, a ACCIRS é uma instituição composta por mais de 50 profissionais da crítica e do jornalismo cultural.
Confira os vencedores:
Melhor curta-metragem gaúcho: Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Richter Lamas
Melhor longa-metragem gaúcho: A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase
Melhor longa-metragem brasileiro: Deserto Particular, de Aly Muritiba
Melhor longa-metragem internacional: Ataque dos Cães, de Jane Campion
Prêmio Luiz César Cozzatti (destaque gaúcho): Projeto Raros